Fc Noticias

Quando se dirigir a uma moça utilizando Senhora ou Senhorita

Uma das particularidades presentes na língua portuguesa são os pronomes de tratamento. Essa modalidade da gramática é responsável por estabelecer um grau de formalidade para as expressões que estão presentes na 3° pessoa do singular. Sua dinamização é bastante cobrada quando nos dirigimos a autoridades, mas também podem ser articuladas em outros demais casos.

Em relação aos tratamentos formais, a designação dos pronomes também se manifesta de forma culta, dando ênfase a grupos de profissionais, faixas etárias, doutores, etc. Dentro dessa complexidade, os dois termos mais presentes no cotidiano dos brasileiros são Senhora e Senhorita.

Senhora ou Senhorita?
(Foto: Reprodução)

Mas quando usar cada um deles?

» Senhora: quando for se referir a mulheres com mais idade ou casadas;

» Senhorita: quando se dirigir as mulheres solteiras que não possui nenhum tipo de intimidade.

Abreviações

» Senhora/as: S.ra, Sra., S.ras, Sras.

» Senhorita/as: Sr.ta, Srta., Sr.tas, Srtas.

Mesmo que muitas mulheres não se importem com seus pertencentes níveis hierárquicos, os graus de formalidade existem para ser usados. Muitas pessoas acham uma bobagem essa conceituação, mas é importante ressaltar que o seu exercício se representa como uma maneira de respeitar a figura feminina.

Observação

Essas expressões também são articuladas em Portugal. Nos demais países do mundo, também existem palavras utilizadas para esse modelo de referência, como madame ou mademoiselle, que são articuladas na França.

Sair da versão mobile