Fc Noticias

Quais os países que fazem parte da OMC?

A OMC (Organização Mundial do Comércio) foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial com o intuito formar uma organização para supervisionar e liberar o comércio internacional.

1995

No dia 1° de Janeiro de 1995 surgiu de maneira oficial a OMC, que substituiu o seu modelo antigo Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).

Essa organização lida com regulamentações do comércio entre os países membros entre si. Fornecem ainda estruturas para formalização e negociação dos acordos comerciais e processos que visam resolver esses conflitos e e reforçar as adesões dos participantes do grupo que são assinados por representantes do governo dos EUA.

Quase todas as discussões realizadas na OMC dizem respeito as negociações comerciais anteriores , principalmente as que aconteceram a partir da Rodada do Uruguai entre 1986 a 1994.

Toda a sua estrutura se divide em 4 pontos principais:

* Conselho para o Comércio de Bens;

Conselho para os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual;

Conselho para o Comércio de Serviços;

* Comitê de Negociações Comerciais.

Todos os seus princípios se findam por pautas que visam princípios na busca do comércio náutico e nas rivalidades dos países presentes na organização.

Rondas

Todas as negociações que são realizadas são denominadas por rondas. A cada uma delas é lançada uma agenda onde vários temas são discutidos entre os países membros da OMC para que acordos sejam firmados. Veja abaixo o resumo das principais rondas realizadas:

* 1ª ronda: Genebra (1947), com 23 países participantes e o tema coberto eram as tarifas;

* 2ª ronda: Annecy (1949), com 13 países participantes e o tema coberto eram as tarifas;

* 3ª ronda: Torquay (1950-1951), com 38 países participantes e o tema coberto eram as tarifas;

* 4ª ronda: Genebra (1955-1956), com 26 países participantes e o tema coberto eram as tarifas;

* 5ª ronda: Dillon (1960-1961), com 26 países participantes e o tema coberto eram as tarifas;

* 6ª ronda: Kennedy (1964-1967), com 62 países participantes e os temas cobertos eram as tarifas e as medidas antidumping;

* 7ª ronda: Tóquio (1973-1979),com 102 países participantes e os temas cobertos eram as tarifas, as medidas não tarifárias e as cláusula de habilitação;

* 8ª ronda: Uruguai (1986-1993), com 123 países participantes e os temas cobertos eram as tarifas, a agricultura, os serviços, a propriedade intelectual, as medidas de investimento, o novo marco jurídico e a OMC.

Países membros da OMC

Sair da versão mobile