Fc Noticias

Papel da água nas reacões químicas

Reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de uma substância sofrem alterações.  Um dos reagentes mais usados em reações químicas á a água. A mesma tem a características de poder ser usada como reagente ou produto, isso ocorre devido as moléculas da água  estarem em constante movimento. Essa agitação facilita as reações moleculares.

Molécula de água
foto: reprodução

No corpo dos seres vivos ocorrem bilhões de reações químicas, são tantas que seria impossível calcular quantas reações o corpo sofre no decorrer da vida. Sabemos que grande parte dessas reações dependem de substâncias encontradas na água.

A água, geralmente, é usada como solvente. A reação química mais comum relacionado a água, é a reação de hidrólise e  tal processo serve para quebrar as moléculas que reagem com a água. Já quando a água é usada como produto de uma reação, geralmente ocorre a desidratação. As moléculas de H e O são retiradas de algumas substâncias ocasionando a desidratação.

A verdade é que praticamente todo produto que você compra no supermercado passou por um processo industrial. As industrias utilizam mais de 30% para fabricação e processos químicos. Portanto a água, como solução aquosa, é essencial tanto para a industria quando á nossa sobrevivência.

Sair da versão mobile