Fc Noticias

Leis de Faraday química

O químico inglês, Michael Faraday (22 de Setembro de 1791 – 25 de Agosto de 1867), é considerado um dos cientistas mais incríveis de todos os tempos, com relevância nas áreas de física e química, em trabalhos de magnetismo, eletroquímica, fenômenos da eletricidade, entre outros projetos.

Ele era descrito como o melhor experimentalista do planeta, de acordo com a história da ciência. A maioria dos seus conceitos, fundamentaram bases importantes para o ramo da engenharia, tendo como o seu foco principal a química industrial.

Uma de suas leis que obtiveram relevância, foi a eletrólise, particularidade capaz de relacionar as massas das substâncias criadas nos eletrodos e as quantidades de energia gastas. Essa modelo de pesquisa foi intitulado por Faraday, em 1834, sendo descrito em duas modalidades, que levam o nome do inglês. Confira-as a seguir:

Primeira Lei de Faraday

Nesse processo, a massa da substância pode ser liberada em qualquer eletrodo, sendo retilineamente proporcional à quantidade de carga elétrica que desloca-se pela solução.

m = K1.Q

Sendo que:

Segunda Lei de Faraday

De acordo com as bases fundamentadas anteriormente, esse caso se manifesta através do emprego da mesma quantidade de carga elétrica, sendo que ela poderá vir a atravessar em vários eletrodos. Assim, as massas das substâncias que se encontram eletrolisadas são diretamente proporcional aos seus equivalentes químicos.

m = K2.E

Sendo que:

Junção das leis

m = K.E.Q

De acordo com as particularidades vistas em física, podemos ver que Q = i.t, onde:

Com essa informação, podemos chegar a seguinte expressão:

m = K.E.i.t

Observação: A constante K, é descrita como Constante de Faraday, tendo como seu equivalente o valor 1/96500.

Equações gerais da eletrólise

m = 1/96500.E.Q e m = 1/96500E.i.t

Em relação com as considerações do cientista, 1 Faraday equivale:

Sair da versão mobile