Fc Noticias

Formas de expressão de concentrações na manipulação farmacêutica

Expressar a quantidade dos componentes utilizados em medicações, assim como as concentrações, são papeis essenciais na manipulação farmacêutica, para que tenha noção das substâncias encontradas em cada produto. Essa é uma das modalidades trabalhadas durante o curso de farmácia, para que os alunos tenham noção de como executar esse processo.

Medicamentos em comprimidos e cápsulas.
(Foto: Reprodução)

Analisando a estrutura geral desse conceito, veremos abaixo uma breve explicação sobre as principais maneiras dessa representação.

Lembre-se sempre que:

 Porcentagem (%)

Essa particularidade é capaz de definir partes por 100 (cem), sendo bastante utilizada para compêndios oficiais, expressando faixa de aceitação de uma maneira de dosagem.

Proporção (:)

Se trata da quantidade em partes do fármaco no total e partes da sua separação, manifestando determinados pontos de diluição e mistura.

Potência

Indica-se para uso quando for necessário realizar a comparação de uma substância ativa para uma padrão. Costuma ser empregada em enzimas, proteínas, vacinas, antibióticos, hormônios e vitaminas, podendo vir expressas em:

Volume (v), peso (p) e porcentagem (%)

Miligramas (mg) por mililitro (mL)

Usadas geralmente para preparações líquidas, sendo uma das formas mais utilizadas para unidades de manipulação, quase não deixam nenhuma margem de dúvidas.

Miliequivalentes (Eq)

Corresponde a milésima parte do equivalente, onde as atividades químicas de eletrólito possuem bases em suas valências. Nesse caso, é necessário que o número de contra-íons univalentes sejam utilizados para reagir com uma molécula de uma substância.

Sair da versão mobile