Vitamina D engorda

A vitamina D tem sido associada à absorção do cálcio, uma vez que a mesma é comumente encontrada nos mesmos alimentos que são fontes importantes do mineral. Porém, estudos recentes revelam que a vitamina possui propriedades ainda mais benéficas para o organismo, apesar de ser rotulada como nutriente capaz de aumentar o ganho de peso.

Dentre  alguns detalhes da vitamina D, ela possui uma capacidade surpreendente de combater a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico do organismo, permitindo que o corpo se defenda melhor contra infecções, gripes e etc. Ainda atua na prevenção e tratamento de doenças crônicas como o diabetes, pois estimula a produção de insulina, diminuindo a chance de uma pessoa desenvolver o diabetes do tipo 1, por exemplo.

A vitamina D ativa os receptores nas células adiposas, inibindo o seu crescimento.
A vitamina D que é produzida na pele, ativada pelo sistema funcional dos rins, também pode ser encontrada em alimentos como o salmão, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais.

Ao estar ligada na obtenção da qualidade e duração de uma vida maior, promove efeitos extremamente positivos, e um deles é o controle de peso. A vitamina D metaboliza a gordura, fazendo com que a produção do hormônio da paratireoide, que acelera a quebra da gordura pelo fígado, seja interrompida. Assim não tem como as indesejáveis gordurinhas se expandirem.

O nutriente deve ser absorvido regularmente para quem deseja manter o peso ideal, pois o mesmo além de ajudar em várias questões, consegue inibir o apetite, porque atua na elevação do hormônio leptina, que tem a função de enviar sinais de saciedade ao cérebro. Isso significa que a vitamina é muito importante e não traz qualquer prejuízo a saúde se estiver em quantidades adequadas.

Por auxiliar no emagrecimento e contribuir no tratamento de diferentes problemas de saúde, a vitamina D está sendo indicada por vários médicos. São solicitados exames de sangue a fim de identificar a quantidade absorvida pelo corpo,uma vez que existam biotipos com deficiência em produzir e absorver a vitamina, como idosos, com mais de 65 anos, pessoa de pele negra e portadores de insuficiência renal.

Nesses casos é indicado a reposição de vitamina através de suplementos. O nutriente ativa a força dos músculos, pois o excesso de gordura no tecido muscular é eliminado. A vitamina D bem como as demais não possuem calorias, portanto não engordam. O que pode conter alguma caloria são os suplementos, mesmo assim o volume é quase imperceptível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.