Visão dos cachorros a noite

A visão dos cães tem detalhes singulares e habilidades incríveis, principalmente a noite, onde esse sentido se torna ainda mais aguçado. Pesquisas revelam que a maioria dos cães são míopes (enxergam melhor de perto) e que enxergam melhor os objetos e as pessoas que estão em movimento do que as coisas que estão paradas.

Qual a cor eles enxergam?

Muitos dizem que os cães só conseguem ver nas cores preto e branco, mas isso é um grande mito. Pesquisas recentes afirmaram que eles enxergam cores, mas não sabem as distinguir com tanta habilidade como os seres humanos, tal como o verde e o vermelho.

Profundidade

Tira dúvidas sobre a visão dos cães.
Visão noturna dos cães.
(Foto: Reprodução)

Devido as suas pupilas obterem um tamanho, consideravelmente, grande os cães não conseguem enxergar com muita clareza as profundidades. Quando eles estão em certa distância de um objeto, só conseguem ver com foco o que está no centro de toda a imagem, ficando todo o resto manchado as suas vistas.

Mesmo não conseguindo ver muito bem, quando se encontra longe do objeto consegue perceber qualquer tipo de movimento que esteja cerca de até 600 metros de distância dele.

Visão noturna

A visão noturna destes animais tem diversas singularidades. Eles conseguem enxergar melhor a noite, mas não em um ambiente com uma escuridão total. Visualizar cores se torna muito mais difícil para os cães nesse período.

Estima-se que os cachorros precisam de 1/4 da luz que os seres humanos necessitam para enxergar durante a noite. Isso porque é nesse momento que costumam uivar para reunir o grupo e começar longas caçadas (para os cães que moram na rua ou na zona rural).

Importância dos sentidos para os cães

Assim como os seres humanos, os cães também tem uma ordem de sentidos, onde todos são essenciais, mas alguns são mais importantes que os outros devido  suas funções, veja:

  • » 1°: Olfato;
  • » 2°: Audição;
  • » 3°: Visão;
  • » 4°: Tato;
  • » 5°: Paladar.

Curiosidade

Os cães tem uma amplitude grande em relação a visão, isso deve-se por seus olhos ficarem nas laterais. Devido a isso, a maioria deles conseguem enxergar o que está atrás, sem ter que virar a cabeça, conhecido como de visão periférica ou tangencial. Esses dados variam de acordo com a raça do cachorro, onde uns possuem mais habilidades que os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.