Veja quando nasce os primeiros dentinhos do bebê

A primeira dentição conta com cerca de 20 dentes de leite que serão trocados pelos permanentes no decorres do crescimento do indivíduo. Os primeiros dentinhos de um bebê causam muito incomodo a ele e pode o deixar com alguns sintomas durante uns dias. A febre, baba, diarreia, a coceira, a agonia e a agitação, são os principais aspectos vistos em um bebê quando seu primeiro dentinho começa a aparecer.

Quando nasce o primeiro dente?

O primeiro dente de leite nasce geralmente aos 6 meses de vida, mas em alguns bebês esse processo pode acontecer tempos antes ou depois sem que haja prejuízos. O limite de tempo para que isso aconteça é um ano e meio de idade, mas se não acontecer, é necessário que a criança seja levada a um dentista ou a um pediatra.

Nascimento dos dentes de leite

Primeiros dentes de leite

* Dentes incisivos inferiores: entre 5 á 12 meses de idade;

* Dentes incisivos superiores: entre 7 á 10 meses de idade;

* Dentes laterais inferiores e superiores: entre 9 á 12 meses de idade;

* Primeiros molares inferiores e superiores: entre 12 á 18 meses de idade;

* Caninos inferiores e superiores: entre 18 á 24 meses de idade;

* Segundos molares inferiores e superiores: entre 24 á 30 meses de idade.

É importante destacar que logo com o nascimento do primeiro dente do bebê, que a higiene bucal deve começar a ser feita de forma mais frequente. Após cada alimentação a limpeza deve ser feita.

Quando o bebê possuir apenas os incisivos inferiores e superiores, é necessário apenas que uma dedeira, fralda, gaze ou algodão molhados em água filtrada para sejam passados nos dentes e nas gengivas. Quando os demais dentes começares a apontar, principalmente os primeiros molares, é imprescindível a introdução da escova dentária na higiene bucal. O uso do creme dental também é inserido nesse instante. É importante que um especialista seja consultado para saber qual melhor produto comprar e se deve ou não conter flúor.

Após o crescimento de todos os dentinhos de leite, outro importante componente para a higiene da boca, é o fio dental, que deve ser utilizado pelo menos 3 vezes ao dia. A escovação e a limpeza são fatores muito importante durante todo o tempo pois previnem cáries e erosões, que são os principais problemas de saúde bucal entre as crianças, que podem se agravar ainda mais quando adultos.

E os dentes permanentes?

Os dentes permanentes costumam surgir aos seis anos de idade. Esse processo se dá apenas quando eles estão prontos para se irromper, fazendo assim com que os dentes de leite caiam. Ao total, eles são 32 dentes. São maiores, mais fortes e acompanham a pessoa pelo resto da vida.

Por serem PERMANENTES, é essencial que tenhamos cuidados com eles, realizando a higiene da boca várias vezes ao dia e fazendo pelo menos duas consultas anuais ao dentista, sendo elas de 6 em 6 meses ou mais vezes se necessário. Caso isso não aconteça, os dentes podem vir a cair, se quebrar, causar mau hálito, dores, inchaços e outros desconfortos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.