Veja qual foi o primeiro sistema operacional da Microsoft

O primeiro sistema operacional que de fato ainda não era considerado um S.O. era o MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System). A ideia original do QDOS (Quick and Dirty Operating System) foi da empresa Seattle Computer Systems, que tinha como  proposito criar um sistema para competir com o sistema da IBM. Entretanto os donos da Microsoft compraram o sistema por cerca de 10 mil dólares, esse foi o primeiro passo no sistema que séria o mais vendido do mundo.

sistema operacional QDOS
QDOS
foto: reprodução

Os primeiros “windows” a fazerem sucesso foram o  OS/2, o  Windows 3.11 e é claro o Windows NT. Todos foram feitos com base no sistema criado por Tim Paterson da Seattle Computer Systems que na época acreditava que não era algo valioso. Os empresários da Microsoft licenciaram o sistema para a IBM e outros fabricantes da hardware. A partir disso uma série de empresas foram “embolsadas” e outras versões foram  usadas para aprimorar o MS-DOS.

A Microsoft comprou o QDOS em 1980 e adquiriu todos os direitos sobre a empresa em 1981. Mas se tornou popular mesmo, mundialmente,  em 1993 com o MS-DOS 6.0  e cheio de falhas. Por muito tempo houve uma briga entre a Apple que controlava o mercado e a Microsoft. Entretanto o custo benefício da Microsoft a fez popular rapidamente, ganhando todo o mercado.

O que fez o grande diferencial no sistema da Microsoft era a forma como ele funcionava. Primariamente ele não detinha recursos visuais e funciona por meio de comandos do teclado. Com o tempo foi ganhando novos recursos e até aceitava o mouse, considerado desnecessário na época. Atualmente o sistema operacional da Microsoft, o Windows, encontra-se em sua oitava versão, mas a  sétima versão é considerada uma das melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.