Veja os problemas causados pelas queimadas

As queimadas são práticas realizadas por diversos países do mundo, principalmente pelos subdesenvolvidos. Eles utilizam esse processo para praticarem técnicas rudimentares de preparo da terra em locais que desejam realizar qualquer tipo de cultivo e para limpar o solo, os pequenos produtores realizam esse recuso para que não hajam gastos financeiros para essa limpeza.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O primeiro problema de uma queimada se dá pela degradação do solo, onde ele perde pouco a pouco os seus nutrientes e os seus microorganismos, que são fatores essenciais para a fertilidade da terra. Além disso, a camada mais fina do solo – toda a sua área superfícial – fica empobrecida com o decorrer de todas as queimadas para as realizações dos plantios, causando em prazo médio a sua infertilidade.

O segundo problema desse processo se dá pelo aquecimento global, pois as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a camada atmosférica, agravando dessa forma o efeito estufa e por consequência o aquecimento do planeta.

Outra questão que gera bastante problema a todo o meio ambiente é o desequilíbrio da fauna e da flora, onde diversos seres vivos são prejudicados.

No Brasil, os problemas mais vistos são a destruição da floresta Amazônica e do cerrado, decorrentes não apenas das queimadas, mas das práticas agrícolas e pecuárias, que vem causando um grande impacto ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.