Veja o que uma apendicite pode fazer com você

Um dos transtornos que costumam acometer milhares de pessoas no mundo atualmente é a apendicite. Essa patologia é compreendida como a inflamação do apêndice – que é um dos órgãos pertencentes ao corpo humano, que se localiza bem próximo ao início do intestino grosso, do lado direito do abdômen.

Especialistas da área da saúde revelam que esse órgão não dispõe importantes funcionalidades para o organismo e, por isso, pode ser retirado em qualquer idade, de preferência antes que infecções e/ou obstruções acometam a sua estrutura.

Tipos

» Apendicite aguda: início da inflamação, onde acontece a entrada de fezes no apêndice.
» Apendicite supurada: quando o apêndice se rompe, liberando dejetos e micro-organismos dentro do corpo, podendo levar o indivíduo a óbito.
» Apendicite crônica: quando os incômodos se apresentam após os 40 anos de idade e duram por muito tempo, sendo sua contenção realizada com o uso de medicamentos.

Causas

O motivo que costuma promover as infecções e obstruções é a multiplicação rápida de alguma bactéria no órgão, fazendo com que ele fique inchado, com pus, fezes e outros elementos que podem promover o seu rompimento.

Sintomas

Os principais sinais demonstrados pelo organismo são:

Veja o que uma apendicite pode fazer com você
Representação para mostrar a localização do apêndice.
(Foto: Reprodução)

» Aumento da região abdominal;
» Enjoo;
» Vômito;
» Perda de apetite;
» Diarreia;
» Tremores;
» Dor de cabeça;
» Calafrios;
» Febre;
» Melhora súbita;
» Dor em volta do umbigo e embaixo do abdômen do lado direito, em forma de pontadas.

O que fazer?

Se os sintomas começarem a incomodar, se manifestando por mais de 12 horas, a ajuda médica deverá ser procurada. O diagnóstico irá consistir na análise clínica, exame físico, de sangue, de urina e raio-x abdominal.

Tratamento

Se for constatado qualquer tipo de alteração no apêndice o paciente ficará internado para fazer a remoção do órgão (apendicectomia). Por se tratar de uma parte do corpo que não possui funções específicas ou importantes, não é necessário que outro apêndice seja colocado no lugar, ou seja, os seres humanos conseguem viver sem ele.

Observação: O procedimento cirúrgico é seguro, demora entre 20 minutos à 2 horas – dependendo da situação do enfermo – e a recuperação costuma ser rápida.

Existem complicações?

Se o tratamento demorar ou não for promovido sérias complicações podem acometer o paciente, como uma peritonite, fístulas entre os órgãos e a pele, e acúmulo de pus no abdômen.

Como evitar?

Não existe nenhum maneira de prevenir a inflamação do apêndice. Para evitar o transtorno, o mais indicado a fazer é procurar uma clínica particular pública para retirar o órgão antes que ele infeccione.

Apendicite na gravidez

Os sintomas e métodos de tratamento serão promovidos da mesma forma para as gestantes, mas é essencial que a mulher avise para o médico sobre as suas condições para que ele e toda a sua equipe tenham mais cuidado durante a apendicectomia.

Aviso!

As descrições contidas nesse contexto são de inteiro uso para pesquisas. Para saber mais informações sobre o assunto procure ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.