Veja como são formadas as sombras

São ditas como sombras todas as regiões escuras formadas pela ausência da luz e a existência de algum objeto. Normalmente elas ocupam todo o espaço que está atrás de um obstáculo, desde que a sua parte posterior esteja sendo iluminada de alguma maneira.

A sua posição varia de acordo com a mudança da claridade em que o objeto é exposto. É considerada como algo inexistente, pois a sua aparição só se faz presente através de dois meios, como o obstáculo e a luz. Por isso não dizemos que um objeto produz sombra, mas sim que, as alterações do ambiente podem criá-las.

Tipos de sombra

Formação das sombras

* Sombra própria: aquela que é formada pelo próprio objeto e pelo efeito de incidência da luz sobre ele;

* Sombra projetada: quando o obstáculo entra em contato com a luz, formando uma sombra que pode vir a ser projetada em outro objeto ou em algum plano do meio.

Observando a sua forma geral, o tamanho das sombras se dão através da distância da luz em relação ao corpo e ao bloqueador da iluminação. Quanto maior for a opacidade, maior se tornará o bloqueio da passagem de luz , sendo que a tonalidade da sombra poderá ficar ainda mais intensa.

A cor da sombra irá se dar de acordo com o corpo que está em contato com o bloqueio da luz. Os que forem completamente opacos, não irão permitir a passagem da iluminação. Já os que possuírem qualquer tipo de transparência, poderão vir a permitir a passagem da claridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.