Veja como reverter a laqueadura tubaria

Tira dúvidas sobre a reversão da laqueadura tubária.
Simbolização de uma ligação de trompas.
(Foto: Reprodução)

A laqueadura tubária ou ligação das trompas é um dos métodos utilizados para proporcionar a infertilidade feminina. Esse procedimento cirúrgico (realizado através de clipes, pontos cirúrgicos ou eletrocoagulação) impede o encontro dos óvulos com os espermatozoides devido o bloqueio das trompas.

A cirurgia pode ser realizada através de uma laparoscopia, após o parto normal ou cesário ou por via vaginal. Quando ela é feita de maneira cuidadosa por um bom profissional, pode ser revertida, proporcionando novamente a fertilidade para a mulher, mas caso alguma danificação local seja constatada é impossível reverter o caso.

Como é feita a reversão?

A reversão da laqueadura é realizada por uma laparoscopia, que são pequenos cortes para a inserção dos instrumentos e da micro câmera, para fazer a religação das trompas através de uma micro sutura.

Para quem é indicada?

Esse procedimento é indicado para mulheres que tenham até 35 anos, pois após essa idade a dificuldade para engravidar se torna ainda maior. Caso a paciente esteja passando ou tenha passado pela menopausa, a cirurgia não é indicada porque o organismo não libera mais nenhum óvulo.

Duração da operação

Mesmo sendo um procedimento simples, a cirurgia para a reversão da laqueadura deve ser realizada com muito cuidado para não danificar nenhuma parte do organismo feminino. Devido toda a atenção que deve ser proporcionada á esse procedimento, o processo cirúrgico dura entre 4 à 5 horas.

Riscos

Um dos principais riscos de realizar a reversão é a gravidez ectópica, isto é, uma gestação realizada fora do útero. Estima-se que mulheres que fazem esse procedimento tem cerca de 8% à 20% de chances de ter essa anomalia.

Onde fazer a reversão?

Esse processo cirúrgico não é oferecido pelo SUS e quase não são cobertos por planos de saúde, portanto só poderá ser realizado em clínicas e hospitais particulares.

Aviso

Antes de decidir sobre fazer ou não a reversão, converse com o seu ginecologista e pergunte quais são os perigos desse procedimento (observando o seu quadro de saúde), assim você irá saber se o seu organismo está apto ou não para a realização desse processo e para realizar novas gestações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.