Veja como podemos ajudar a preservar a Camada de Ozônio

Denomina-se de camada de ozônio aquela porção da atmosfera terrestre onde a concentração do gás ozônio (O3) é maior do que nas outras camadas. Sua localização se dá na estratosfera, à 30 km de altura, local onde o ozônio atinge sua proporção máxima. O ozônio é dito como um gás instável formado por três átomos de oxigênio.

Os recursos naturais da Terra, durante muitos anos foram explorados de maneira muito intensificada, o que causou uma grande impacto ambiental no mundo. Com isso, cerca de 46 países se juntaram no ano de 1987, no Protocolo de Montreal, onde vários temas sobre esse assunto foram discutidos, em busca de manutenções e da preservação dos mesmos.

O dia 16 de Setembro, foi a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para se preservar e proteger a camada de ozônio, principalmente contra o clorofluorcarbono ou CFC, que é um dos principais causadores dos buracos presentes na atmosfera.

A camada de ozônio é muito importante para a preservação do Planeta Terra e para a vida de todos os seres vivos. Por causa dessa relevância, diversas discussões são realizadas até hoje para a preservação da natureza e seus recursos. Muitos pontos também já estão sendo debatidos e colocados em práticas, tanto nas indústrias, empresas, quanto nas escolas e nas comunidades, tudo em prol da vida, da biodiversidade.

Como preservar?

* Economizando energia;

* Evitando o uso de ar-condicionado;

* Usando transporte coletivo, bicicleta ou andando a pé;

* Fazer o descarte correto de baterias, celulares e óleos de cozinha;

* Reduzir ao máximo a compra de produtos que tenham CFC;

* Faz a separação da coleta seletiva;

* Evitar ao máximo a emissão de gases.

Principais impactos obtidos pela destruição da natureza

* Desequilíbrio nas temperaturas de todo o planeta;

* Derretimento das geleiras;

* Efeito estufa;

* Inundações;

* Mortes;

* Famílias desabrigadas;

* Tsunamis;

* Doenças relacionadas a problemas respiratórios;

* Câncer de pele.

Todas as ações cometidas contra a natureza, com a exploração dos seus recursos, faz com que o mundo sofra consequências preocupantes a curto e a longo prazo, sendo que todas elas atingem não somente a flora e a fauna como também os seres humanos.

Preserve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.