Veja como deve ser feito um trabalho de faculdade

Os trabalhos são responsáveis por proporcionar notas muito importantes, tanto na época do colégio quanto na faculdade, porém a sua estruturação muda de acordo com o nível de escolaridade que possuímos. É muito importante que, desde os primeiros trabalhos escolares,  as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sejam seguidas para que o aluno posteriormente tenha noção e facilidade de elaborar  com mais afinco a estruturação dos seus contextos em seu curso superior.

Na faculdade, existem vários tipos de trabalho, podendo ser eles mais comuns ou mais complexos, tal como a tese, dissertação, monografia, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), artigos científicos, resenhas e relatórios.

Dica: antes de fazer qualquer trabalho, é necessário que o indivíduo se desligue por um determinado tempo de coisas quer o distraiam, tal como televisão, celular, redes sociais, entre outros. Alimente-se bem antes de começar a escrever, beba bastante líquido durante toda produção do trabalho e lembre-se sempre de escolher um local confortável e silencioso para que a compreensão do assunto seja melhor compreendida e abordada.

Principais regras da ABNT

Seguindo todos os passos descritos abaixo, será necessário apenas colocar as ideias no lugar e encaixar os conteúdos em seus respectivos locais.

Estruturação do trabalho

  • » Pré-textuais: capa, lombada (opcional), folha de rosto, errata (opcional), folha de aprovação, dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações (opcional), de tabelas (opcional), de abreviaturas (opcional), de siglas (opcional), de símbolos (opcional) e de sumário.
  • » Textuais: introdução, desenvolvimento, conclusão.
  • » Pós-textuais: referências, glossário (opcional), apêndice (opcional), anexo (opcional), índices (opcional).
Regras da ABNT para trabalhos acadêmicos.
Estruturação de um trabalho acadêmico.
(Foto: Reprodução)

Formato do trabalho

Corresponde ao tipo de formatação que todo o trabalho deverá possuir.

  • » Tamanho do papel: A4 ou 21,0 cm x 29,7 cm;
  • » Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;
  • » Cor da fonte: preta (em todo o trabalho);
  • » Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 pts;
  • » Tamanho da fonte para citações longas, legenda, paginação e notas de rodapé: 10 pts;
  • » Espaçamento entre linhas: 1,5 para todo o corpo do texto;
  • » Espaçamento entre linhas para citações longas, legendas dos gráficos, figuras, quadros e tabelas, referências bibliográficas e notas de rodapé: 1,0;
  • » Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm.
Regras da ABNT para as margens do trabalho acadêmico
Espaçamentos padrões das margens da ABNT.
(Foto: Reprodução)

Paginação

  • » A numeração deve aparecer da introdução até o final o trabalho;
  • » A posição da paginação deve ser à 2 cm da borda superior da folha;
  • » As páginas pré-textuais (capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, sumário, epígrafe, índice, lista de abreviaturas e resumo) são contadas, mas não devem ser numeradas;

Títulos e subtítulos

  • » Devem ficar separados do texto por um espaçamento de 1,5;
  • » Podem ser formatados com negrito, itálico, maiúsculas e sublinhado;
  • » Seu alinhamento deve seguir a posição horizontal da primeira letra caso exista mais de 1 linha compondo o título ou subtítulo;
  • » A numeração dos títulos e subtítulos deve começar na introdução e terminar na conclusão, sendo feita com algarismos arábicos e separadas do texto por um espaço em branco;

Títulos que não possuem indicativos numéricos

Todos estes devem ser centralizados na página:

  • » Listas com figuras, gráficos, tabelas, quadros;
  • » Resumo;
  • » Agradecimentos;
  • » Referências;
  • » Sumários;
  • » Anexos e apêndices;

Citações diretas curtas (até 3 linhas)

  • » Configuração normal de parágrafo;
  • » Deve-se utilizar aspas no início e no final da citação.

Citações diretas longas (com mais de 3 linhas)

  • » Deve ter um recuo de 4 cm contados da margem esquerda;
  • » Elas não podem receber aspas e nem a formatação em itálico, exceto as palavras estrangeiras;
  • » A formatação em negrito pode ser utilizada para grifar algo importante.

Observação: todo e qualquer tipo de citação, seja ela qual tamanho for, deve possuir a sua autoria em destaque para que não haja a constatação de plágio no contexto.

Figuras, gráficos, quadros e tabelas

  • » Todas as legendas devem ficar na parte superior das mesmas, com a sua designação correspondente e numeração;
  • » Na parte inferior, deve-se indicar a referência/fonte de onde o elemento foi obtido;
  • » Se o elemento for do próprio escritor do texto, a legenda deve conter “do autor”;

Notas de rodapé

  • » Todas devem ser separadas por uma linha de 5 cm, ficando alinhada à margem esquerda a folha;
  • » O alinhamento continua padronizado, tendo como base a posição vertical da primeira letra do documento;

Referências bibliográficas

  • » Devem ficar separadas por um espaço simples de 1,0;
  • » Trabalhos de conclusão de curso: nome do autor do trabalho. Título do trabalho. Ano. Definição do trabalho – com Nome da instituição -, Estado, Ano da apresentação. Informações extras;
  • » Revistas: nome do autor do texto. Título do texto. Nome da editora, Estado, Número, Páginas, Data. Informações extras;
  • » Sites: nome do autor. Título do texto. Endereço eletrônico. Data. Informações extras;
  • » Livros: nome do autor do livro. Título do Livro. Estado: Editora, Ano. Páginas. Informações extras;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.