Vegetação característica do Rio de Janeiro

A vegetação não só do Rio de Janeiro, mas de todos os Estados brasileiros tinham uma vegetação muito rica, mas com o passar dos anos ela vem diminuindo rapidamente.

A maior parte da vegetação do Rio sempre foi a floresta tropical, que abrange a parte interna do Estado, a parte externa é composta pela floresta Atlântica e pelos mangues.

A vegetação ajuda a controlar a saída e entrada de energia no planeta, além de ser responsável pela circulação de elementos químicos, extremamente importantes para a vida terrestre – como o carbono, nitrogênio, hidrogênio e o oxigênio.

Rio 6

Podemos encontrar ainda as florestas Ombrófilas, que abrangem todas as praias, manguezais e restingas.

Suas características são de vegetação alta e baixa dependendo do lugar, porem essa vegetação costeira vem perdendo rapidamente grande parte de sua riqueza.

Os principais motivos para a degradação da vegetação são:

* Desmatamento;

* Poluição;

* Contaminação e erosão do solo;

* Poluição do ar atmosférico;

* A expansão urbana e a grande concentração de cidades próximas as encostas de rios, lagos e mares.

A vegetação é sempre mais rica quando está distante de poluições e quando está bem próxima da água, recebendo luz solar e calor, ajudando ainda para que o solo fique ainda mais favorável para sua reprodução.

Curiosidade

A maioria da extração de alimentos e remédios por povos ribeirinhos, são da vegetação. Eles conseguem sobreviver e levar uma vida muito mais saudável do que as populações que convivem com a poluição todos os dias. Da floresta eles conseguem retirar seu sustento, seu alimento e sua fonte de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.