Valor pago para registrar imóvel

imóvel

Para entendermos como funciona a valor pago para o registro de um imóvel, vamos primeiro compreender quais os impostos que deverão ser pagos, estes podem variar de cidade para cidade, e mudam de acordo com o valor do imóvel a ser registrado.

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Para começar devemos pagar o ITBI, que é o imposto cobrado pela prefeitura sobre a transmissão de bens, esse valor varia de cidade em cidade, geralmente entre 2% ou 3% sobre o valor do imóvel, por exemplo se você irá transferir um imóvel no valor de R$ 100.000,00 e o seu ITBI for de 3%, você pagará R$ 3.000,00 de imposto, esse valor pode ser menor se o imóvel for financiado, se for financiado por exemplo pelo SFH, Sistema Financeiro de Habitação, você terá um direito de 50% de desconto sobre o valor.

Escrituração imobiliária

O preço pago pela escritura ao tabelião também varia de acordo com a Região, geralmente com umas taxa de 0,5% a 1,5% sobre o valor do imóvel.

Registro do imóvel

O registro do imóvel e oque irá colocar a compra do imóvel em seu nome, esse registro varia de acordo com a faixa de preço do estado, geralmente ficar entre 0,5 % sobre o valor do imóvel a 1%.

Tarifas bancárias

Este caso está referente a compra de imoveis por financiamento, se o comprador financiou o imóvel por algum banca, ele deverá pagar taxas como avaliação do imóvel, taxa administrativa, seguro do imóvel, abertura de credito, etc. Essas taxas serão de acordo com o banco em questão.

Antes de comprar um imóvel é importante pensar e guarda cerca de 4% a 5% do valor do imóvel que serão gastos com taxas de transferências. para conhecer o valor cobrado pelo cartório de sua cidade acesse o site do Ministério da Justiça e procure por sua cidade.

registro

O que exatamente e a função que o cartório tem função na hora do registro?

O cartório irá cumprir três principais funções, são elas:

Matricula

É o retrato do imóvel nos livros do cartório, lá irá constar dados como a localização e descrição.

Registro

O Registro e para identificar o verdadeiro dono do imóvel, se caso houver uma transferência do imóvel para outra pessoas deverá constar na Matricula todos os dados da negociação.

Averbação

Averbação e o registro de todas as alterações feitos no imóvel ou as pessoas que contam no registro como dono ou na matricula, exemplos de averbação são, o ato de habitar no imóvel, o estado civil do dono (solteiro ou casado), mudança de nome, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.