Vale da morte interior da Califórnia pedras que andam

O que era um dos maiores mistérios da humanidade foi desvendado por pesquisadores americanos recentemente no Vale da Morte, interior da Califórnia, conhecido por ser uma das regiões mais secas do mundo. Lá havia um lago e há muito tempo pessoas começaram a observar diversos rastros que denotavam a presença de pedras no local, mas com um detalhe curioso, elas se moviam. Pedras que andam? Como assim? Já, já explicaremos o fenômeno, mas fato é que ninguém sabia explicar os acontecimentos desde a década de 40.

pedras que andam
Pedras que deslizam no Vale da Morte – Califórnia

Algumas pedras chegam a pesar mais de 300 kg e se movem há vários metros. Por muito tempo pesquisadores achavam que o vento estava por trás do fenômeno, mas apenas o vento não seria capaz de mover pedras tão pesadas. Por ser uma área de difícil acesso e como todas as pessoas que foram ao local nunca avistaram o fenômeno, o mistério permaneceu até meados de 2013, quando pesquisadores americanos observaram o que fazia às pedras andarem.

Como ocorre

Quando chove no local, ainda que bem pouco, é formado um pequeno lago. Ao anoitecer, por vezes a temperatura chega a casa dos 0°C ou abaixo dessa marca, o pequeno lago congela. Congelado, o filete de água forma uma pequena capa de gelo e quando o sol desponta no céu  essa fina camada começa a derreter formando novamente o pequeno lago barrento com as placas de gelo que se soltam e são empurradas com a ação do vento fazendo as pedras deslizarem. Desta maneira as pedras se movem há vários metros antes da água evaporar totalmente.

Os períodos em que ocorre o fenômeno  são muitos curtos e raros, e não duram mais que um dia. A observação do acontecimento só foi possível pois havia chovido na região. Muitas explicações já haviam sido atribuídas, bem como a atividade magnética incomum, desnivelamentos, etc. O importante mesmo é que o enigma das pedras que deslizam no vale da morte foi decifrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.