Vacina contra paralisia infantil

A paralisia infantil ou a Poliomielite é uma doença que atinge os nervos dos seres humanos fazendo com que eles se paralisem, muitas vezes quando não é feito o tratamento é possível que todos os nervos do corpo parem e não funcionem mais. Essa doença é causada devido a uma infecção de um poliovírus. São transmitidas de pessoa a pessoa pelo contato com as fezes infectadas, muco e catarro. Seus principais meios de proliferação são pelas vias aéreas e nasais, por isso que os casos acontecem mais em crianças, pois elas tem o costume de colocar tudo na boca, de estar sempre em contato com o outro e isso as tornam um meio do vírus se espalhar com mais facilidade quando elas não são vacinas e imunizadas corretamente.

O poliovírus tem aproximadamente de 5 á 35 dias para se manifestar no corpo até que os sintomas apareçam. Em alguns países já houveram surtos dessa doença, que se aproxima mais das pessoas idosas, das crianças e de mulheres gestantes, pois estão com a imunidade mais baixa e não são tão saudáveis quanto as outras pessoas.

As campanhas de vacinação contra a paralisia infantil disponibilizam 4 doses para as crianças, a primeira deve ser tomada com 2 meses, a segunda dose com 4 meses, a terceira dose com 6 meses, e a quarta dose com 1 ano e três meses.

A paralisia se divide em 3 grupos:

Criança com Poliomielite

* Infecção subclínica: os sintomas podem durar  cerca de 72 horas constantes;

* Poliomielite não paralítica: os sintomas podem durar cerca de 1 á 2 semanas;

* Poliomielite paralítica: a partir de duas semanas.

Sintomas

Infecção subclínica

* Leve febre;

* Dor de garganta;

* Vômitos;

* Dor de cabeça;

* Garganta vermelha;

* Desconforto;

* Ansiedade.

Poliomielite não paralítica

* Dor nas costas;

* Vômitos;

* Diarreia;

* Irritabilidade;

* Dor nas pernas;

* Dor de cabeça;

* Fadiga;

* Cansaço;

* Febre moderada;

* Rigidez muscular;

* Sensibilidade muscular.

Poliomielite paralítica

* Febre de até 7 dias;

* Rigidez no corpo;

* Sensibilidade extrema do corpo;

* Babar;

* Dor de cabeça forte;

* Sensação de inchaço na barriga;

* Dificuldade em urinar;

* Dificuldade para respirar;

* Espasmos musculares;

* Sensibilidade ao toque;

* Agrava com o passar do tempo;

Paralisia, tratamento.

* Sintomas aumentam com facilidade ou não dependendo de qual parte da medula espinhal que foi afetada.

Quando constatados algum desses sintomas, o tratamento deve começar o mais rápido possível para que a pessoa não chegue a um estado grave e que não tenha mais recuperação.

Os tratamentos são:

* Vacina;

* Antibióticos;

* Fisioterapia;

* Botas ortopédicas;

* Calor úmido com bolsas térmicas;

* Medicamentos para as infecções urinárias;

* Analgésico para os espasmos e para as dores.

Todos os anos em todo o mundo são realizadas campanhas de prevenção contra a Poliomielite nas crianças de 0 á 5 anos. Portanto é bom ficar atento as datas para prevenir a criança de entrar em contato com o vírus. A vacina é gratuita e tem cerca de 90% de poder imunizador contra o vírus pólio.

Pode ocorrer a morte de pessoas infectadas pelo poliovírus em fator da dificuldade respiratória que a doença traz, é mais provável que uma pessoa atingida pelo vírus fique invalida do que ir a óbito.

Paralisia

Se não tratado, além do risco da paralisia, o paciente ainda poderá desenvolver doenças, tais como hipertensão, pedras nos rins, edema pulmonar, infecções urinárias, pneumonia e miocardite.

Curiosidade

Entre 1840 e 1850 o mundo inteiro teve um suto de Poliomielite, fazendo várias vítimas e com isso a intensificação das vacinas contra a paralisia foram impostas a sociedade e desde então, as campanhas estão prevenindo as crianças e diminuindo os casos de proliferação dessa doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.