Vacina contra malária

A malária é uma doença transmitida por um mosquito que vive em regiões tropicais e subtropicais. Eles costumam atacar as pessoas normalmente ao entardecer. Tem por nome Anofelino. A malária em humanos tem o ciclo de homem – anofelino – homem.

No Brasil, o lugar onde mais é constatado a enfermidade é na região do Amazônia, com 98%.

Não existe tratamento para a doença, apenas um processo de prevenção que acontece nos primeiros anos de vida, onde são dadas doses orais disponibilizadas pelo Ministério da Saúde nos Postos de Saúde de todo o país.

Há muitos anos vem sendo estudadas diversas experiências em

Vacina malária

laboratórios de todo o mundo para a produção de uma vacina que cure essa doença. Muitos afirmam que no ano de 2014 ela será disponibilizada para venda.

Os cientistas conseguiram depurar e atenuar versões do protozoário Plasmodium falciparum, os chamados esporozoítas, que são os responsáveis pela doença.

Os testes realizados em adultos foram muito satisfatórios e experiências já estão sendo realizadas em crianças na África. “Os dados indicam que há um limite imunológico para a aplicação das doses que estabelece um alto nível de proteção contra a malária, e pode ser atingido pela administração da vacina de forma segura e com padrões regulares”, diz o estudo.

Afirmam ainda que quanto mais doses, mais anticorpos são produzidos no organismo. Diferentemente das outras vacinas, ela é aplicada por via intravenosa.

Além dos testes para comprovar a eficácia da vacina, os cientistas ainda estão fazendo alguns estudos para visualizar a duração da proteção da vacina e para saber se essa imunização também será efetiva para as demais cepas do vírus .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.