Vacina contra a dengue

A dengue é uma das enfermidades mais preocupantes do mundo, principalmente nos países com climas tropicais e subtropicais, onde seus agentes transmissores (Aedes aegypti) conseguem se reproduzir em grande escala, o que proporciona ainda mais chances de uma possível epidemia.

Segundo especialistas, essa doença promove estado febril e possui quatro sorotipos, que podem ser fatais para as pessoas que não recebem tratamento ou que o articulam de maneira incorreta. Estima-se que entre 50 à 100 milhões de indivíduos são contaminados por essa disfunção anualmente, números que preocupam muito a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Vacina contra a dengue
Representação de um Aedes aegypti.
(Foto: Reprodução)

Para tentar conter esse transtorno viral e prevenir suas crises hemorrágicas, laboratórios de várias partes do planeta estão tentando criar soluções para evitar essa transmissão, sendo uma delas a vacina, que deve começar a chegar ao mercado em 2015.

As doses desse medicamento foram produzidas pela empresa francesa Sanofi Pasteur e vem se mostrando eficaz aos 4 tipos de dengue, prova disso foram os testes dinamizados em vários países que apresentaram uma redução global de aproximadamente 80% das hospitalizações e 60% dos quadros desse distúrbio em jovens de 9 à 16 anos de idade.

Outros dados revelam que essa vacina vem conseguindo reduzir cerca de 85% os casos de dengue hemorrágica e afirma que em média 95% dos enfermos não chegam a alcançar o estágio mais grave da doença, o que por consequência diminui constantemente o número de óbitos.

Como funciona?

Através de um vírus atenuado da dengue, os cientistas inventaram a vacina, sendo ela composta por 3 doses, que devem ser manipuladas de 6 em 6 meses. Esse remédio injetável produz o desenvolvimento de anticorpos contra o vírus da dengue e por isso consegue prevenir o seu contágio.

Observação

Ainda não se sabe quanto será cobrado pelo preço de cada dose, mas em regiões onde há grande possibilidade de contrair a enfermidade, o sistema público de saúde deve articular suas aplicações gratuitamente, com relevância para aqueles que possuem baixa renda financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.