Urbanização processo como surgiu e consequências

A urbanização no Brasil se deu de forma muito rápida e por consequência de maneira desordenada. Esse processo ocorreu ao longo do século XX com uma alta taxa de migração da população, que saíram da área rural para procurar melhores condições de vida nas regiões urbanizadas.

Causas

Pelo processo de crescimento estar em alta atividade no Brasil nesse período, grandes cidades foram fundadas. A maior parte delas com um grande potencial em indústrias em ramos de categorias amplas, possibilitando assim inúmeros empregos, deixando cada vez mais a população rural atraída pelas oportunidades que eram lançadas aos habitantes que viviam nesses grandes centros industriais.

Mesmo com alto processo de industrialização, nem todas as regiões do país foram contempladas de forma igualitária a esse processo de expansão em consequência das suas políticas públicas. As regiões que mais possuíram destaque nesse meio foram o Sul e o Sudeste, que possuem uma grande concentração de área urbana.

Consequências

Urbanização

Exôdo rural foi o nome dado a essa migração que saíram do seu meio rural para ir até os centros urbanos procurar novas oportunidades de emprego. Em décadas passadas, esse processo aconteceu com grande força e com isso, houve então um grande inchaço da maior parte dessas grandes cidades industriais.

Nesse momento ainda não existia um grande projeto urbano para conter esse crescimento populacional demasiado e com isso, diversas consequências vieram logo em seguida para essas cidades, tais como problemas de saneamento básico, congestionamentos, falta de moradias, poluição ambiental, falta de áreas verdes, indústrias e reservas ambientais ocupando o mesmo espaço, violência, desastres naturais, barulho demasiado e diversos outros fatores que proporcionam uma má qualidade de vida para essas sociedades.

Nessa mesma época, ocorreu um planejamento no país para criação de algumas cidades, uma delas a atual capital do Brasil, Brasília. Eles servem para evitar que diversos problemas sejam causados, como nas grandes cidades que crescem de maneira muito rápida e acabam não tendo um suporte adequado.

Com os planejamentos, é possível conter por um grande período as consequências mais visíveis nos grandes centros urbanos e assim proporcionar melhores condições e maior qualidade de vida para os habitantes daquela região.

Curiosidade

Pelo grande aumento das massas rurais em centros urbanos, várias favelas foram construídas. Isso aconteceu pois muitos não conseguiram alcançar seus objetivos e possuir a qualidade de vida que pensavam, além das cidades também não proporcionarem suporte algum de moradia, alimentação e condições básicas para eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.