Túnel por dentro do mar

Até os dias atuais, muitas pessoas ainda não acreditam nos feitos realizados pela obra humana, através de projetos arquitetônicos quase impossíveis. Porém, diante tantas impossibilidades que limitam a ação do homem, ainda há lugar para se utilizar inteligência e medidas inovadoras para que um determinado local se adapte as necessidades das pessoas.

Eurotúnel, no Canal da Mancha.
O túnel é chamado de Channel Tunnel em inglês, e Le Tunnel sous la Manch par aos franceses.

Em 1994 foi inaugurado um dos mais impressionantes túneis do planeta, o Eurotúnel, uma estrutura moderna e super segura que foi criada na faixa marítima chamada C abal da Mancha, onde se faz um percurso que liga a cidade de Calais, na França, à Folkestone, da Inglaterra. Parte do túnel é feito debaixo do mar, aproximadamente 40 metros de profundidade.

O projeto que foi idealizado ainda no século 19, somente teve sua iniciação após a assinatura dos dois países sobre um tratado que autorizava a obra, isso em 1984. No ano de 1987, finalmente começaram a trabalhar na estrutura, foram necessários sete anos para que os 51 quilômetros de extensão fosses revestidos com a capacidade para suportar a circulação dos meios de transporte.

entrada do túnel a baixo do mar.
O Eurotúnel é considerado como uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.

Os túneis cavados de um lado e de outro do canal, foram cobertos com um anel pré-moldado de concreto, dividido em segmentos. O tempo de construção e finalização foi considerado como recorde, comemorado por autoridades e principalmente pelos operários franceses e ingleses. Anteriormente, as travessias no Canal da Mancha eram difíceis, pois os portos eram pequenos e sem proteção contra tempestades, o túnel veio a calhar.

O percurso dentro do Eurotúnel, é feito por um trem-bala para carga e também para passageiros, chamado Eurostar e pelo Euro Tunnel, outro trem especial que comporta os motoristas com seus automóveis. A travessia leva em média apenas 35 minutos, sendo assim, uma viagem muito rápida entre dois países. Podem ser acomodados aproximadamente 7 milhões de passageiros nos transportes do Eurotúnel. Veja um vídeo com outras informações sobre o Eurotúnel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.