Tudo sobre cabelos

Manter os cuidados com o cabelo é algo imprescindível para muitas pessoas, principalmente entre o público feminino, que mais gasta e se preocupa com a beleza de seus fios, sejam eles curtos ou longos, lisos ou crespos, de todas as formas e cores. Indiferente aos variados tipos de madeixas, é importante sim manter a saúde dos fios, mesmo que seja somente para enunciar a beleza aparente do visual.

Entre os cuidados com o cabelo, estão relacionados a higiene, ou seja, a limpeza feita a cada 3 ou mais dias, dependendo da oleosidade do cabelo, a hidratação que é algo fundamental para nutrir e manter a vitalidade dos fios, e uma séries de processos criados para deixá-los ainda mais bonitos, desde tintura, relaxamento, alisamento, cauterização, descoloração, escovas de tipos variados – marroquina, de açúcar, chocolate, definitiva, progressiva, entre outros.

cuidado com os cabelos
Os cuidados com o cabelo devem comedidos, para não danificá-los.

Cada método utilizado é específico para uma finalidade e pode ou não ser compatível com o tipo de cabelo, portanto, é preciso realizar um teste ou esclarecer sobre o produto utilizado antes de fazer todo o processo. Agindo assim, pode se evitar danos ao cabelo, que muitas vezes são irreversíveis. Além disso, é preciso se atentar quanto a capacidade e habilidade do profissional em realizar todos os procedimentos, existem muitas pessoas que não possuem orientação correta para cuidar de cabelos.

Por existirem diferentes tipos de cabelo, existe tratamento diversificado. O cabelo pode ser cacheado, ondulado, afro, loiro, liso, crespo, ainda possuem a coloração preta, ruiva, loiro, castanho e seus fios apresentam característica de ser oleoso, seco, normal e por fim ter pouco ou muito volume. Todas as características do cabelo irá depender da genética de cada pessoa, que possivelmente podem ser alteradas com a utilização de químicas, tratamentos e etc.

Mas essas intervenções podem não somente modificar momentaneamente a estrutura dos fios, como também podem alterá-lo internamente, como por exemplo, um cabelo cacheado que foi alisado, pode nunca mais apresentar cachos, ou um cabelo oleoso ficar ressecado com a aplicação de tintura. Por isso é tão importante realizar só testes de mechas e avaliar de perto o serviço dos profissionais de beleza. Cada pessoa precisa descobrir a melhor forma de utilizar a beleza de seu cabelo, só assim poderá entender quais são os melhores métodos de tratamento que os deixarão como deseja.

tipos de cabelos
Cada tipo de cabelo precisa de um tratamento especifico, afim de realçar suas características naturais.

Cabelos secos que não possuírem quantidade suficiente de sebo proveniente das glândulas sebáceas, apresentam um aspecto sem brilho e áspero. Portanto, precisam ser tratados com produtos que contenham queratina, jaborandi, semi de lino, macadâmia, tutano, ceramidas e muita vitamina A, capazes de ajudar na hidratação dos fios e mantê-los mais vitalizados. Já o oleosos, sofrem com o excesso dessas mesmas glândulas sebáceas, e o cabelo fica com um aspecto engordurado.

Neste caso, o tratamento baseia-se na utilização de shampoo e condicionador específicos para o tipo de cabelo, lavá-los todo dia para diminuir a oleosidade e evitar também realizar massagens no couro cabeludo. Cabelos mistos, são naturalmente equilibrados em termos de hidratação dos fios, masse houver o tratamento adequado ou falta dele pode acabar resultando em cabelos de aspecto seco ou oleoso. O ideal é utilizar produtos para cor, e espessura, sem deixar de fazer hidratações a cada 15 dias.

Além dos tratamentos, realizar cortes periodicamente é ideal para manter os fios saudáveis e também serve para dar uma mudada no visual. Retirar as pequenas pontas, ajuda o cabelo a crescer e elimina a duplicidade quando as mesmas estão ressecadas. Os cortes mais evidentes são escolhidos de acordo com o tipo de cabelo e o formato do rosto, mas cada pessoa possui um estilo e pode se basear tranquilamente nessa característica.

cortes de cabelo
Cada cor, textura e comprimento diferentes dos cabelos, é respectivo ao estilo de cada pessoa e isso deve ser conservado.

Outra mudança nos cabelos podem ser feitas com a coloração, mas o procedimento de tintura deve ser realizado com um profissional, pois dependendo da cor original do cabelo pode acontecer de a nova coloração não pegar no fios, e em cabelo claros, pode acabar manchando. Muitas tinturas disponíveis no mercado possuem fórmulas e propriedades que além de colorir, também tratam o cabelo, mas o excesso, ou a utilização incorreta pode causar vários danos aos fios.

Além dos tratamentos convencionais realizados no salão de beleza, muitas pessoas, inclusive as personagens artísticas que muito são tidas como referência de beleza, moda e afins, também utilizam técnicas e truques caseiros para deixar os cabelos mais bonitos. São ideias de tratamento, cortes, escovas, método para encaixamento de mechas de alisamento, redução ou aumento de volume e etc. O certo é que as receitas caseiras são válidas quando proporcionam o resultado esperado e ainda gera economia de gastos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.