Tudo sobre a Rinite Alérgica

Um dos transtornos alérgicos mais comuns e preocupantes existentes nos tempos atuais é a rinite alérgica, distúrbio que compreende a inflamação da mucosa que reveste o nariz devido ao contato direto que possui com substâncias estranhas, por ser a porta de entrada para o ar e por consequência, suas impurezas.

As crises dessa patologia são provocadas quando os indivíduos entram em contato com as propriedades alérgenas, isso porque são hiperreativos, ou seja, seus organismos apresentam uma defesa exagerada contra esses agentes porque os consideram tóxicos.

Os pacientes alérgicos não nascem com uma intolerância significativa em relação a esses elementos, mas no decorrer da vida desenvolvem sensibilidade a eles, podendo ela ser pequena, moderada ou grave. Pesquisas revelam que quando os pais possuem esse tipo de transtorno, seus filhos tem até 55% de chances de também serem portadores e desenvolverem elevada sensibilidade.

Fatores de risco

As pessoas portadoras de outras alergias são mais propensas para a apresentação dessa disfunção, assim como as que ficam expostas a poluição, ambientes quentes, mal ventilados e pouco higienizados, possuem histórico familiar positivo da enfermidade.

Causas

Tudo sobre a Rinite Alérgica
Mulher espirrando.
(Foto: Reprodução)

Dentre os principais fatores que podem promover a rinite alérgica, os mais comuns são a poeira, o mofo, pólen, alimentos, ácaros e fungos. Todas as estações do ano são propícias para o desenvolvimento de todas essas particularidades, por isso não existe um período específico em que os quadros constatados da doença sejam maiores que os demais.

Sintomas

» Coriza;
» Espirros;
» Tosse;
» Fadiga;
» Irritabilidade;
» Obstrução nasal;
» Dor de garganta;
» Cefaleia;
» Problemas com odores;
» Lacrimejamento nos olhos;
» Olheiras e inchaço dos olhos;
» Diminuição da audição e diminuição do olfato;
» Irritação no nariz, nos olhos, na garganta, na boca, na pele e em outras demais áreas do corpo.

Observação: Os sintomas costumam se manifestar logo após o contato com as substâncias alérgenas.

Ajuda médica

Assim que os desconfortos começarem a surgir, a ajuda médica deverá ser procurada. O diagnóstico da doença consiste na realização de análises clínicas, estudo histórico familiar de saúde do paciente, testes alérgicos, exames de sangue específicos – como hemograma completo.

Tratamento e prevenção

Os métodos utilizados para tratar a rinite são basicamente os mesmos que evitam suas crises, como higienização correta me regular da residência e ambiente de trabalho, eliminar os objetos e outros componentes causadores das crises, manipulação de vacinas antialérgicas e medicamentos.

Complicações

Se a doença não for contida, tratada e o contato com alérgenos evitado, o paciente poderá desenvolver quadros de sinusite, otite e distúrbios no sono.

Aviso!

As descrições desse artigo são de uso para pesquisas. Para saber mais sobre o assunto ou realizar um diagnóstico da doença, procure ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.