Tudo sobre a Caatinga brasileira resumo

O Brasil é considerado um dos maiores detentores de biodiversidade em todo o planeta, isso por causa da elevada variação que possui em relação ao seus tipos de solo e clima. Ambos fatores favorecem o desenvolvimentos de inúmeras espécies da fauna e da flora, com mais relevância da cobertura vegetal.

Analisando a sua extensão, é possível constatar a presença de múltiplos biomas, sendo um dos principais deles a Caatinga, modalidade classificada por ambientalistas e pesquisadores como o único exclusivamente brasileiro.

Tudo sobre a Caatinga brasileira resumo
Caatinga.
(Foto: Reprodução)

Sua área possui clima semi-árido, temperaturas quase sempre elevadas (entre 25 °C à 29 °C), solo seco, pedroso, raso e composto por formações rochosas, diferentemente das outras vegetações encontradas no país. Compreende uma extensão territorial de 850.000 mil quilômetros quadrados, estando presente nos estados de Minas Gerais, Piaui, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

As mais de 25 milhões de pessoas que habitam essas localidades sofrem anualmente com as irregularidades climáticas que o bioma manifesta, como longos períodos de estiagem, seca, falta d’água, muito calor, dificuldade em realizar atividades de higienização, etc. A falta de saneamento básico e os elevados índices de mortalidade infantil são outros problemas encontrados na região.

Analisando a Caatinga na atualidade é possível ver que quase toda a sua dimensão já foi modificada se comparada há alguns séculos atrás, isso aconteceu devido ao aumento populacional que se fixou em suas áreas e também nas redondezas, especialmente no Nordeste, processo que de certa forma contribui para a degradação ambiental.

Mesmo com esses e outros prejuízos, a Caatinga ainda é considerada um importantíssimo bioma no Brasil, sua preservação é essencial principalmente por abrigar vários animais e vegetações, como préa, veado-catingueiro, gambá, cutia, sapo-cururu, tatu-peba, sagui-de-tufos-brancos; cactos, arbustos e bromélias.

Curiosidades

» A promoção das intensas irrigações do solo desse ecossitema vem ocasionando a sua salinização, fator que propiciou o deserto em mais de 40.000 mil quilômetros quadrados da sua extensão, fazendo do local inconcebível para qualquer tipo de prática agropecuária.

» Todas as plantas desse bioma são xerófilas, capazes de sobreviver e se adaptar às características climáticas e a pequena quantidade de água dos seus espaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.