Tricomoníase: sintomas, transmissão, prevenção e tratamento

A Tricomoníase é considerada uma doença sexualmente transmissível. O micro-organismo responsável por essa enfermidade é o parasita Trichomonas vaginalis.

Essa doença pode afetar mulheres e homens, porém seus sintomas se diferem. Os homens normalmente não possuem nenhum tipo de sintoma da infecção, e normalmente desaparece sem o uso de nenhum medicamento.

Já nas mulheres, os sintomas são bem perceptíveis e o tratamento tem que ser realizado juntamente com o acompanhamento ginecológico para que seja completamente eficaz.

Sintomas

Doenças sexualmente transmissíveis (Foto: Reprodução)
Doenças sexualmente transmissíveis
(Foto: Reprodução)

Mulheres

* Odor na região íntima;

* Desconforto durante as relações sexuais;

* Coceira nas genitais e na parte interna das coxas;

* Corrimento (relo, amarelado, esverdeado, espumoso);

* Inchaço dos lábios genitais;

* Prurido vaginal.

Homens

* Coceira na uretra;

* Queimação após a ejaculação ou micção;

* Corrimento (em pouca quantidade) na uretra.

Tratamento

O tratamento dessa doença é realizado com o uso de antibióticos ministrados pelo ginecologista. Caso a mulher tenha um parceiro, é indicado que ele também participe do processo.

No período destinado para a utilização dos remédios, é indicado que nenhum tipo de bebida alcoólica seja ingerida. As relações sexuais também devem ser evitadas durante esse tempo.

Para prevenção, é indicado que outros diagnósticos sejam realizados para a constatação de outras possíveis doenças sexualmente transmissíveis no casal, no homem ou na mulher.

Dica

Mesmo que você faça o uso de anticoncepcionais, utilize sempre a camisinha nas relações com seu parceiro para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.