Tratamento para o alcoolismo

O número de dependentes químicos tem crescido muito em todo o Brasil, o uso de drogas ilícitas acabou ofuscando outro vicio tão grave quanto essas drogas, o alcoolismo, um grande problemas que hoje chega à atingir cerca de 13% dos homens brasileiros.

Mas como identificar um alcoólatra?

Uma pessoa pode ser considerada alcoólatra , na medida em que o uso constante da bebida alcoólica está presente na vida do dependente, muitas vezes a vitima não percebe o grau de seu vicio impossibilitando o reconhecimento da própria vitima sobre este problema.

O dependente sofre por sucessivas ressacas, e mesmo com o claro padrão de transtorno não busca por ajuda. A pessoa passa por diversas, fases, até chegar ao ponto que não bebe mais por comportamentos sociais, mas sim pelo próprio desconforto causado pelo álcool, ela ingerir bebida alcoólica durante todo o dia, como maneira de se acalmar e tentar reverto os efeitos já causados pelo álcool.

Quais os efeitos causados do álcool?

O álcool pode causar, ressaca, tremedeira, suor excessivo, perca de neurônios, além de poder causar doenças graves como cirrose, gota, etc.

tratamento de alcoolismo

Primeiros passos antes do Tratamento

Antes de se iniciar qualquer tratamento e necessário uma avaliação clinica, para só depois então partir para o tratamento adequado, o alcoolismo é uma doença que está muito ligada as particularidades, portanto não se pode tratar um alcoólatra de uma maneira geral.

Muito frequentemente o alcoolismo está ligado a problemas psicológicos como depressão e ansiedade, esses problemas devem ser diagnosticados logo, pois fazem uma parte crucial do tratamento contra o alcoolismo.

Para as pessoas sem transtornos psiquiátricos, exitem uma boa quantidade de tratamento, entre eles o grupo dos Alcoolismo Anônimos (AA) e o mais conhecido do mundo, presente em mais de 50 países reunindo grupo de alcoólicos que trabalham com valores morais e inclusão na sociedade, por um preço bem baixo e conta com ajuda de voluntários.

Algumas pessoas não conseguem se adaptar a essa forma de grupo de tratamento  essas pessoas provavelmente são portadoras de algum distúrbio psicológico para elas é necessário um tratamento a parte, com sessões em grupos e individuais.

Tratamento de Alcoolismo

O tratamento é bem mais efetivo quando o alcoólico passa a conviver com pessoas que não consumem álcool, ele acaba adotando novas hábitos e investindo suas horas que gastava no bar em outras atividades.

Os remédios farmacológicos são outra forma de tratamento que era bem comum antigamente,  principalmente pelo uso do Antabuse, que continha a substancia Dissulfiran, que provocava um mal estar quando ingerido com bebida alcoólica, esses tipo de remédio ainda é usado hoje em dia, mas para que funcione de maneira efetiva e preciso a compreensão do próprio paciente em relação a esse tipo de tratamento. Hoje em dia o mais recomendado e o uso de remédios como o Naltrexone, Acamprosato e Topimarato, que não causam efeitos tão negativos e diminuem a vontade de beber.

Os tratamentos podem beneficiar muito o alcoolatria que sofre por esse mal, mas é muito importante o apoio da família e a compreensão, durante o tratamento e muito comum suscetivas recaídas, a família deve está presente demonstrando o seu apoio e compreensão, só assim o próprio paciente tomara conhecimento do mal que está causando a sua própria família e a si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.