Tratamento de próstata aumentada

A próstata é uma glândula que se encontra no órgão reprodutor masculino que carrega os espermatozoides durante a ejaculação. Nesse meio também encontra-se a uretra e o tubo, que é onde sai a urina do corpo. Quando a glândula cresce, afirma-se a próstata aumentada. Isso acontece em quase todos os homens, principalmente por causa do envelhecimento.

Esse processo faz com que haja uma pressão muito grande em cima da uretra, podendo causar graves problemas de bexiga e ao urinar. O seu aumento frequente é denominado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Essa anomalia da glândula não é um câncer e nem aumenta as chances do homem ter um câncer de próstata.

Causas

Não existe um fator exato e afirmado sobre as causas do crescimento dessa glândula, mas alguns fatos são vistos como pontos de resposta:

* HPB é tão comum que se diz que todos os homens terão a próstata aumentada se viverem o suficiente;

* Um pequeno aumento da próstata está presente em muitos homens com mais de 40 anos e em mais de 90% dos homens com mais de 80 anos;

* A probabilidade de desenvolver a doença vem juntamente com a idade.

Sintomas

Homem preocupado

* Retenção urinária;

* Gotejamento no final da micção;

* Esvaziamento incompleto da bexiga;

* Necessidade de urinar várias vezes a noite;

* Incontinência urinária;

* Dor ao urinar;

* Sangue na urina;

* Esforço para urinar;

* Fluxo urinário fraco;

* Urgência em urinar.

Tratamento

Existem vários tipos de tratamento para essa anomalia, cada um realizado de acordo com a gravidade do caso do paciente, podendo ser uma mudança no estilo de vida, medicamentos ou cirurgia.

Os homens com 60 anos ou mais tem maiores chances de apresentar os sintomas citados acima, mas nem todos os apresentam de maneira fácil de diagnosticar.

É altamente necessário que as pessoas que possuem a próstata aumentada, que façam exames e consultas anuais para que o médico monitore a progressão dos seus sintomas para realizar alterações de tratamento – quando necessário.

Prevenção

* Urinar sempre que tiver vontade;

* Não segurar a urina;

* Evitar o consumo de cafeína e álcool;

* Não beber muito líquido de uma só vez;

* Evitar ingerir medicamentos de venda livre indicados para sinusite e resfriados que contenham descongestionantes e anti-histamínicos;

* Manter-se agasalhado;

* Fazer exercícios físicos;

* Praticar exercícios pélvicos – Kegel;

* Reduzir o estresse, a tensão e o nervosismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.