Tratamento de gases intestinais

Os Gases intestinais são comuns a todas a todos nós, expelidos ora por via oral( arroto) ora por via anal (pum) e muitas vezes   causam um terrível mal cheiro capaz de atrapalhar inclusive as relações sociais e gerando constrangimento as pessoas. A flatulência se torna um problema quando vem associada a dores na região abdominal e a uma frequência maior.

Os gases podem ter dispares fontes, engolimento de ar, produção estomacal e intestinal. Concentraremos nossos esforços nesse último, normalmente os carboidratos que não são quebrados no processo de digestão no estômago chegam ao intestino, como este também não produz enzimas que consigam executar a quebra, a responsabilidade passa a microrganismos residentes  naquele perímetro, que ao fermentarem o composto acabam por gerar os incômodos gases.

Gases intestinais
Um dos maiores problemas dos gases é o odor, um incomodo que reflete nas relações interpessoais do indivíduo

Pessoas com alimentação rica em carboidratos complexos e em fibras tem maior chance de desenvolverem flatulência, em média uma pessoa adulta deixa escapar cerca de 10 a 20 flatos diariamente muitos desses impassivelmente. A Composição do gás intestinal é composto em sua grade maioria por Metano, Oxigênio, Nitrogênio, Dióxido de Carbono e Hidrogênio, embora haja diferenças de concentração a fórmula vale tanto para flatos, quanto para eructação( gases eliminados oralmente.

Em primeiro lugar não podemos nós livrar de uma por todas dos gases, visto que, estes compõem um processo natural e de notória importância para o bom funcionamento no nosso organismo, é importante ressaltar também que a grande maioria das pessoas que acreditam sofrer com excesso de gases, são apenas mais sensíveis aos mesmos, gerando a em média um 1,5 l de flatos por dia, o que é absolutamente normal.

 Contudo, é possível diminuir a incidência de gases intestinais com algumas mudanças na dieta, diminuir a quantidade de laticínios, igualmente o consumo de leguminosas, diminuir o consumo de frutas e adoçantes artificiais, mas,  cuidado, grande parte dos alimentos que provocam gases são fontes de nutrientes importante, e não vale a pena elimina-los do cardápio.

Não falar durante a refeição, mastigar bem os alimentos, hidratar-se bem, praticar exercícios físicos, também ajudam a diminuir os gases, além de promover ganhos a saúde em geral. Alguns médicos indicam o uso do Carvão ativado ( a venda nas farmácias  para a anulação do mal cheiro das gases intestinais, no entanto, é importante ressaltar que este pode cortar o efeito de outros medicamentos. Nunca se alto medique antes de iniciar qualquer tratamento procure um especialista que avaliará seu quadro e prescreverá a melhor solução cabível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.