Tratamento de drogas do governo

As drogas invadiram a vida familiar e estão atormentando todos os membros da sociedade, hoje em dia você facilmente encontrar um caso de uma pessoas próxima que se perdeu para o mundo das drogas, milhares pessoas perdem a vida quando se envolvem com este caminho, mas todos deveriam saber que existe  tratamento e que pode está ao seu alcance.

Como funciona?

O tratamento contra as drogas funciona em três passos, a desintoxicação, a psicoterapia e ressocialização, o tratamento se baseia nas causas do paciente, sejam elas biológicas, psíquicas ou sociais, o primeiro passo em ser avaliado por um psiquiatra ou uma equipe de psiquiatra, que analisaram as causas do problema e recomendarão o melhor tratamento para o caso, então o paciente pode passar por avaliação clinica e acompanhamento constante de especialistas, como nutricionista, terapeutas, professores de Ed. Física, etc.

O paciente também poderá fazer atividades extras e participar de sessões de alto-ajuda em grupo.  o primeiro passo a desintoxicação costuma se o mais difícil para o paciente, enquanto a psicoterapia e um processo mais longe e constante, só então depois de passar por esses processos e paciente poderá se reinserido na sociedade pela ressocialização.

drogas tratamento cura

Quanto tempo pode levar o tratamento?

O tempo de tratamento vai depender muito do paciente,em alguns casos esse processo pode levar anos, e crucial o apoio da família nesses casos, só assim o paciente se conscientizara do seu problema, o tratamento pode demorar em média de 15 a 150 dias ou mais.

Tratamento pelo Governo

Algumas ações, mesmo que poucas, tem sido tomadas pelo governo, um exemplo e o Governo do Estado de São Paulo que recentemente lançou o chamado Cartão Recomeço que paga o tratamento de um dependente diretamente para uma clinica especializadas que está vinculada a esse sistema, inicialmente serão distribuídos 3 mil cartões em 11 cidades: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. A tendencia e que esse numero de atendimento cresça logo. Além desses existem serviços como o CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial que já atua com 15 unidades em São Paulo.

É possível encontrar também programas como o “Crack, é possível vencer” do Governo Federal, que tem equipado policiais no combate contra as drogas e tem aberto vagas em clinicas de tratamento, recentemente o programa foi implantada na Paraíba com um investimento de R$ 37 milhões.

Infelizmente os programas do Governo em relação ao tratamento para drogados ainda são poucos, esperasse que projetos futuros consigam articulas propostas do Governo para que amenizem esse problema de forma eficaz.

Qual o preço de uma instituição particular?

Os tratamentos particulares não são baratos pode chegar a custar R$ 8.000,00 geralmente divido em prestações, antes de começar um tratamento particular e importância saber a procedência da clinica, pois são comuns golpes nessa tipo de tratamento, sempre verifique a procedência, principalmente se for o caso de tratamentos involuntários, no qual os pacientes podem ficar até um mês sem ver seus familiares. Uma alternativa para casos menos graves e grupos de auto-ajudar que tendem a ter um valor bem baixo.

Com o tratamento o paciente estará curado?

Essa é uma pergunta difícil de se responder é muito comum recaídas, principalmente no primeiro ano de tratamento, o acompanhamento deve ser constante e o apoio da família essencial, mas se você estiver em duvidas, lembrasse que e a vida de alguém que está em jogo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.