Transpiração vegetal

A flora é uma das particularidades presentes no ecossistema mundial, sendo uma das modalidades que mais apresentam variações de espécies no meio. Um dos processos mais relevantes do seu desempenho é a transpiração, onde sua estrutura perde água na forma de vapor através das folhas.

Essa exalação líquida sai da folha pelos estômatos, estando ela em contato com o solo por meio do seu sistema vascular. A quantidade de estômatos varia de acordo com cada vegetal e, mesmo quando eles se fecham, a transpiração acontece, sendo ela continuada pela cutícula.

Um bom exemplo explicativo para a transpiração vegetal é a umidade relativa do ar, pois quando se encontra em alta e com pouco vento, quer dizer que a transpiração está pequena e, ao contrário disto (umidade baixa com vento) que está elevada.

Transpiração vegetal
Transpiração folicular.
(Foto: Reprodução)

A composição desses elementos é dinamizada por duas células-guarda associadas ou não a células epidérmicas. Quanto mais as unidades celulares estão em pressão ideal e com a superfície retesada (túrgidas), maior será a abertura do ostíolo, ou seja, a fenda do tecido será cada vez mais superior.

A turgidez é responsável por determinar a presença de potássio nas células, a luz, o gás carbônico e outros elementos. Quando as luzes se encontram em condições ideais, os estômatos se abrem; quando constata-se altos teores de gás carbônico, eles se fecham; e quando existe potássio dentro da célula, eles aumentam a sua turgidez.

Sua abertura total compreende um período médio de uma hora, se abrem ao amanhecer do dia e se fecham ao anoitecer. Os principais fatores que podem alterar com intensidade essa transpiração são:

» Temperatura;
» Umidade relativa do ar;
» Iluminação;
» Vento;
» Água disponível no solo.

Nos ambientes desérticos, o desenvolvimento e a reação da transpiração foliar é fundamental para a fotossíntese, resfriamento das folhas e ascensão de água no corpo do vegetal. Seus níveis podem vir a ser comandados por mecanismos hidroativos e fotoativos e também a somatória da transpiração estomática e a transpiração cuticular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.