Toda meningite é contagiosa

A meningite caracteriza uma inflamação das leptomeninges, que são as membranas revestidoras do cérebro e também da medula espinhal, comumente causada por vírus, bactérias, entre outros agentes como fungos e parasitas. A maior causadora da doença é a bactéria Neisseria meningitidis ou meningococo, age com tanta intensidade que é capaz de gerar epidemias e surtos da meningite. A doença atinge com maior número as crianças, alterando nitidamente o comportamento e a aptidão física das mesmas.

meningite
A meningite bacteriana é a forma contagiosa da doença e pode evoluir para complicações sérias de saúde.

A doença pode ser divida em:

Meningite viral – o quadro é leve, e os sintomas podem ser confundidos com gripes e resfriados, que são febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca e irritação. Geralmente, neste caso a doença pode regredir e acaba tendo uma resolução definitiva assim como acontece com as outras viroses. Apesar de não existir tratamento específico para as meningites virais, são utilizados medicamentos antitérmicos e analgésicos capazes de aliviar os sintomas.

Meningite bacteriana – mais grave e deve ter o tratamento adequado com muita rapidez. Causada por bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, provocam febre alta, forte dor de cabeça, rigidez de nuca, náuseas, vômitos, sensibilidade a luz, confusão mental e abatimento. O tratamento é prolongado e tem como base o uso de antibióticos e quimioterápicos introduzidos por via oral ou endovenosa, em ambiente hospitalar.

Algumas formas de meningite bacteriana são contagiosas, podendo ser transmitidas através de secreções, como espirros, tosse e também por fezes, referente ao contato direto com a pessoa doente. É importante procurar um médico rapidamente, pois quando as bactérias atingem o sistema nervoso central, torna-se mais difícil eliminá-las., A inflamação causada nas meninges leva ao inchaço do cérebro. A taxa de mortalidade varia de 5% a 15%, sendo mais arriscado no caso de crianças e adultos com idade acima de 50 anos.

O diagnóstico pode ser feito a partir de confirmação do diagnóstico é feita pelo exame do líquor e hemogramas, afim de apontar as alterações ocorrentes por determinadas bactérias. Ao sinal de qualquer suspeita é preciso procurar atendimento médico imediatamente, pois a meningite é, na maioria das vezes, uma doença grave. As virais, costumam evoluir bem, por isso não requer a internação do paciente, se o médico assim fizer essa avaliação. Mas as bacterinas, que são contagiosas, podem evoluir para complicações, mesmo após o tratamento, existe possibilidade de deixarem sequelas neurológicas, como surdez, ataques epilépticos, retardo mental e dificuldades de aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.