Toda grávida tem que tomar vitamina

Durante a gestação é comum que o médico recomende a futura mamãe, que faça uso de vitaminas, pois as mesmas auxiliam na aquisição de nutrientes importante para o desenvolvimento do feto, e ainda mantém a saúde da gestante mais favorável a sua fase. Além de contribuir no processo de crescimento, as vitaminas também servem como impedimento de muitas doenças, atuando na prevenção de defeitos congênitos.

vitaminas para gravidez
Além das vitaminas pré-natal, a gestante precisa ter uma alimentação saudável onde também poderá absorver nutrientes importantes.

Tanto as vitaminas como os minerais são itens muito importantes para que organismo funcione corretamente, isso em qualquer fase da vida, portanto na gravidez essa necessidade se torna ainda maior. Embora boa parte desses nutrientes possam ser encontrados em diversos alimentos, na gravidez o ideal é associar o consumo destes com medicamentos prescritos. Mesmo porque algumas mulheres não conseguem absorver as substâncias dos alimentos.

Como cada mulher possui um organismo único, capaz de responde de diferentes maneiras a uma intervenção, a quantidade e o tipo de vitaminas que necessita durante a gravidez se torna variável. O comportamento metabólico é o principal fator de interferência nas escolha nutricional.

Um dos principais nutrientes recomendados durante a gravidez, é o ácido fólico, ou folato. Sua importância se dá porque o mesmo é capaz de prevenir a má formação fetal, evita o parto prematuro. Popularmente chamado também de vitamina B9, esse nutriente possui substâncias essenciais para a produção do código genético, produção de tecidos e de proteína

Ainda participa do desenvolvimento do tubo neural, importante para a formação da calota craniana e a coluna, também define o sistema nervoso primitivo do feto. Além do ácido fólico, há outras vitaminas preestabelecidas na gestação, entre elas estão:

  • Cálcio fundamental para o desenvolvimento ósseo do bebê, auxilia na regulação dos batimentos cardíacos e contribui na coagulação sanguínea.
  • Ferro atua no transporte de oxigênio da mãe par ao bebê, preveni a anemia na gestante, principalmente quando administrado no segundo e terceiro trimestre.

Outras recomendações estão contidas na alimentação da gestante, que deve procurar consumir muitas vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê em cada mês. Vitaminas como a A, E e C podem ser encontradas em diversos alimentos, entretanto, o recomendável é seguir sempre as orientações do médico, o qual é capacitado para indicar o melhor caminho a ser seguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.