Tipos de violão para iniciantes

Os primeiros registro de instrumentos ancestrais ao violão ( Guitarra ) surgiram na Grécia, nos primeiros as cordas ficavam dispostas livremente, por exemplo a cítara e a arpa. Depois, viu-se que utilizar as cordas apoiadas por um braço permitiria um número muito maior de notas. O primeiros relatos do vilão em formato 8 é de 3.500 a.C, na Bíblia também já havia citações do alaúde, que se tornou um dos principais instrumentos durante a Renascença.

O violão como ficou conhecido aqui no Brasil, é uma guitarra que conta com 6 cordas de aço ou nylon, embora também existam violões baixo, com quatro cordas e violão de sete cordas. O instrumento é muito versátil, possuindo também diversas formas com diferentes sonoridades dedicadas a diferentes ritmos e estilos musicais.

violão
Escolher um violão que combina com seu estilo, é de extrema importância para quem deseja dominar o instrumento.

Atualmente existem diversas marcas e modelos de violão, desde bem baratos a montantes exorbitantes, o que deixa os iniciantes em dúvida na hora de adquirir o seu primeiro instrumento. O problema da escolha não esta apenas na diferença de preço, cada tipo de violão tem uma aplicabilidade, e escolher um adequando pode te ajudar em muito no processo de aprendizagem.

O primeiro passo é olhar os tipo de corda, são dois : nylon e aço. As de nylon usadas principalmente no vilão clássico são as melhores para quem está começando, mais macias, facilita o dedilhar, dando mais celeridade ao domínio dos  acordes, no entanto as cordas de nylon deixa muito a desejar no âmbito do volume. Já as cordas de aço são mais permite sons mais pujantes, ideal para que se apresenta em público conciliando o violão com o canto, no entanto, a empatia com o aço é demorada, já que as cordas mais rígidas e difíceis de malear.

Um violão clássico seria a melhor pedida para quem deseja aprender a tocar, são leves, macios  e em geral tem um ótimo custo /benefício. Pode ser aplicado em performances particulares e para pequeno número de pessoas. Um modelo que é muito bem qualificado nesse nicho é o AC-39 Memphis by Tagima.

Quem já possui uma certa fundamentação em violões e deseja ampliar os seus conhecimentos ou realizar apresentações publicas maiores e performáticas indica-se um violão Folk. Esses possuem uma ótima sonoridade e são em geral elétricos. Um que não irá te decepcionar é o CH889 da Eagle, que trás ainda corte cutway para melhor acesso as agudas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.