Tipos de cancer mais comuns

O câncer é o tipo de doença que mais tem preocupado a população mundial. Ele é provocado por uma má formação nas células que acaba se expandindo e pode atingir todas as regiões do corpo humano. Durante muito tempo a medicina vem buscando uma cura para o câncer, mas existem mais de 100 tipos de câncer e cada um com diferentes maneiras de se desenvolver, o que torna cada mais difícil o trabalho dessas pessoas.

tipos de câncer
câncer de pele
foto: reprodução

Entretanto alguns tipos de câncer tem se destacado em sua ocorrência, esse são chamados de tipos mais comuns de câncer, veja quais são eles:

Câncer de mama

Esse é um dos cânceres mais comuns que afetam as mulheres. É o tipo mais frequente relacionados a casos de morte e mais comum para pessoas que nunca tiveram filhos. É comum, também, em pessoas obesas, que mantém uma dieta rica em gorduras e pobre em fibras.  Aos tem maus hábitos, como fumar e beber, tendem a adquirir o câncer de mama.

Prevenção

A prevenção é feita através de exercícios físicos, uma dieta balanceada e rica em fibras. Exames médicos anuais.

Câncer de útero

Esse é o quarto caso mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e chega a atingir de 8% a 10%  da população feminina no mundo. Apesar do auto índice, atualmente ela é 100% tratável, ou seja, qualquer mulher que tenha câncer no útero pode ser curada. Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para os surgimentos do câncer, são eles: ter tido muitos filhos, ter tido vários parceiros sexuais, consumir pouca vitamina A e C, fumar, infeção por HVP e repetidas doenças sexualmente transmissíveis.

Prevenção

A prevenção se dar por exercícios físicos, consumo de vitaminas A e C, uso de preservativos e exames anuais.

Câncer de pele

O câncer de pele é o que tem o maior índice de crescimento e cada vez mais pessoas tem sido afetados por esse mal. ele tem maior índice em pessoas de pele branca pois elas tem pouca melanina que ajuda a na proteção contra o sol. Outros fatores de risco são, exposição prolongada ao sol, falta de proteção solar, contato com radiação e com produtos químicos,

Prevenção

A prevenção é a conscientização. Sempre quando for sair, usar o protetor solar, usar chapéus, óculos escuros quando necessário e fazer o auto exame sempre que possível.

Câncer de boca

O câncer de boca pode aparecer em qualquer região da boca, pode ser detectado através do mal cheiro, da dificuldade na fala, mastigação ou na ação de engolir. O câncer pode ser causado por várias causas como: fumo e bebidas alcoólicas em excesso, exposição dos lábios ao sol, irritação da gengiva ou lábios, má escovação, caries, próteses mal colocadas.

Prevenção

A prevenção é feita pela boa saúde bocal. Não consumir doces, mastigar bem os alimentos, consumir vitamina A e C e realizar o auto exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.