Tipos de banana

A banana, é uma fruta mundialmente conhecida., embora tenha uma aparência singular, a mesma pode ser encontrada em diferentes tamanhos, texturas, sabor e cor. São catalogadas mais de 1000 espécies, entre cultivadas e selvagens espalhadas por diferentes partes do mundo. Os tipos mais consumidos no Brasil, enumeram uma série de benefícios ideais para o bom funcionamento do organismo.

BANANEIRA
A bananeira é de fácil cultivo, em diferentes regiões do país.

Além de serem fonte de energia, possuem com baixo teor de gordura, são ricas em vitaminas A, B1, B2, C, vários minerais e carboidratos. Também são repletas de fibras solúveis, substâncias estas muito importantes para abaixar o nível de colesterol no sangue, ao mesmo tempo ajuda a prevenir o câncer intestinal. Isso explica o número ascendente de consumo da fruta, que aliás é muito comum de ser encontrada em várias partes do país.

Por causa de tantas qualidades, a banana pode ser dada a criança a partir do 6 meses de idade, pela facilidade de digerir e pelo alto valor nutritivo, rica em açúcar, sais minerais – cálcio, fósforo e ferro. Segue abaixo, os tipos de bananas mais comuns encontradas na mesa dos brasileiros:

Banana
Banana-prata
  • Possui polpa consistente e pouco doce, tendo cerca de 89 calorias em 100 gramas, é mais durável, pode ser consumida depois que amadurecer por até quatro dias.
Banana
Banana-maçã
  • Polpa branca e macia, mas pode prender o intestino, mesmo assim é a mais recomendada para bebês e pessoas idosas, por causa da fácil digestão. Esse nome se dá por causa de seu aroma, que lembra o da fruta maçã.
Banana
Banana-ouro
  • Tem um tamanho menor que 10 centímetros, mas possui o maior número de calorias, 158 em cada 100 gramas. Possui forma cilíndrica, casca fina, polpa doce e perfumada.
Banana
Banana-nanica
  • Esse é o tipo mais popular no Brasil, contém apenas 87 calorias a cada 100 gramas. Seu nome é atribuído ao tamanho da bananeira, que inclusive é muito resistente. Em alguns lugares é chamada de banana-d’água, sua principal característica é agir como laxante.
Banana
Banana-da-terra
  • Ideal para ser feita em receita cozidas ou frita. É considerada a maior espécie do país, pois pode chegar a ter até 26 centímetros de comprimento e meio quilo. Por causa disso é o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.