Território do estado da Bahia

A Bahia é um dos estados que compõem a região brasileira, é localizado no nordeste e tem características importantíssimas para essa localidade por possuir uma grande diversidade em seu ecossistema, por ter tantas belezas naturais e criadas, por ter uma cultura tão magnífica que atraem os olhos de vários turistas para conhecê-la todos os anos, em épocas de festas ou não, pois esse estado não precisa ter comemoração alguma para contagiar as pessoas que por ali passam.

A Bahia é classificada como o quinto território do Brasil em extensão, além de se destacar no Nordeste, ocupando cerca de 36,3% dessa área. Produz um aspecto favorável ao Brasil e é responsável pelo sexto maior PIB (Produto Interno Bruto) existente em terras brasileiras.

Seu território abrange cerca de 567.295,669 Km² da área total brasileira. É rodeado por outros oito estados, sendo eles Goiás, Espirito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas e Tocantins. Sua costa marítima é banhada pelo Oceano Atlântico, considerada a maior de todas – com 900 Km de extensão – em relação ao Atlântico.

As principais cidades da Bahia são:

Mapa da Bahia

* Salvador – capital do estado da Bahia, possui um dos melhores carnavais do Brasil, que por varias vezes já foi eleito o maior do mundo;

* Porto Seguro – extensão por onde Pedro Alvares Cabral ancorou a primeira vez no Brasil, cidade que se faz importantíssima para a história do descobrimento do país, obtendo vários dados históricos da nação brasileira;

* Juazeiro – cidade banhada pelo rio São Francisco, se destaca por ter um grande caráter cultural, além de possuir grandes contextos históricos, mas não tão observados e estudados como os de Porto Seguro;

* Barreiras – também é uma cidade banhada pelo rio São Francisco, é considerada uma das localidades mais populosas do estado baiano, além de ser cortada por 3 rodovias federais brasileiras;

* Alagoinhas – mesmo sendo pequena, a cidade é reconhecida pelo tratamento e pela qualidade da água que os habitantes consomem, possui também alguns pontos históricos, com construções antigas.

1500

A América, antes chamada de América Portuguesa, obteve esse nome por que os portugueses descobriram as terras brasileiras. Em 1500, Pedro Alvares Cabral ancorou seus navios na região do estado da Bahia, mais propriamente na cidade de Porto Seguro, sendo um ano depois batizada por Baia de Todos os Santos, nome que ainda é dito e que caracteriza a região.

Pelos portugueses terem trago africanos para trabalhar como escravos nas terras brasileiras, e pela Bahia ter sido a primeira região a ser habitada, a cultura dessa área até hoje é influenciada por esses povos, pela música, culinária, vestes, dança, religião e alegria.

1822 e 1823

O território baiano demorou ainda mais de 300 anos para conseguir sua emancipação. Mesmo o Brasil se tornando República no dia 7 de Setembro de 1822, a Bahia só conseguiu render os soldados portugueses no dia 2 de Julho de 1823 e essa data até hoje é comemorada por seus habitantes como o dia da independência baiana.

Mesmo tendo conquistado um importante espaço e muitas vitórias, a Bahia queria ainda ser destacada e ter relevância em direitos de cunho Governamental, queria ter autonomia sobre a nação, mas ela luta foi em vão.

Bandeira da Bahia

O clima da região é quase absolutamente tropical, a maioria dessa área possui temperaturas elevadas mesmo em dias mais frios, sua chuva não ocorre nas mesmas temporadas todos os anos e esse fator prejudica e afeta muitas famílias, animais e todos os tipos de vida que vivem na localidade.

Sua vegetação é dividida entre cerrado e caatinga e por ter tais aspectos, a época da seca todos os anos causam altos prejuízos para todos que ali habitam.

Seu relevo consiste pela presença de planaltos, planícies e depressões, não possui regiões muito altas como outros estados que o rodeia. O ponto mais alto da Bahia é o Pico do Barbado, com cerca de 2.080 metros de altura. A maioria das suas extremidades em toda a sua extensão foram causadas por grandes erosões, formando aparências tubulares para a área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.