Tempo do crescimento do cabelo

O cabelo, principal cartão de visita de uma pessoa, é também alvo de muita especulação capitalista do ramo de cosméticos, tudo é oferecido e disponibilizado para mantê-lo bonito e saudável. Apesar de ser cuidado com tamanha estima, a cabelo que representa uma proteína integrante do sistema tegumentar, tem somente a raiz viva, o restante que são os fios, compõe as células mortas denominadas de queratina.

Dados biológicos a parte, é muito bom cuidar dos cabelos e da sua higiene, isso é de certa forma uma maneira de conservar a toda a saúde do corpo. O cabelo passa pelas mesmas fases do ciclo de vida da pessoa, que nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre. Os fios porém, possuem o ciclo – crescimento, repouso e queda. Na primeira fase, chamada de anágena, o fio pode ficar em média de dois a sete anos crescendo.

crecimento dos fios
O código genético de cada pessoa predispõe o cabelo a ter um crescimento específico.

Em seguida se tem a fase catágena, quando o fio chega ao seu tempo máximo de crescimento, começa a desprender do couro cabeludo e vão para à superfície da pele. Pode durar de dois a quatro meses. Na terceira fase, chamada de telógena, o fio sofre a queda, pois os mesmo se soltam completamente do couro cabeludo. Essa fase é observada no período mais avançado de idade da pessoa.

Em geral, um fio pode levar um mês para crescer cerca de 1 cm. Subentende-se que uma cabeça com 150 mil fios de cabelo no couro cabeludo, tem cerca de 80% dos mesmos na fase anágena, ou seja, estarão em crescimento. Mas esse crescimento depende da genética de cada indivíduo, portanto, é quase impossível associar o ritmo de crescimento dos fios entre uma pessoa e outra.

Alguns fatores pode influenciar no crescimento dos fios, como alterações hormonais, doenças, deficiências nutricionais e fatores externos como estresse pós-cirúrgico e altos níveis de estresse psicológico. Mesmo assim, os genes são determinantes para o tipo de comprimento, espessura, cor e textura dos cabelos de uma pessoa. Isso ainda implica na questão de que não existem produtos cosméticos capazes de aumentar o processo de crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.