Tempo de Protrombina: alto, baixo, alterado e elevado

O TP (Tempo de Protrombina) ou TAP (Tempo de Atividade da Protrombina) corresponde a um exame laboratorial utilizado para registrar a tendência de coagulação sanguínea. Através desse processo é possível medir o tempo que o sangue precisa coagular e parar o sangramento.

Exame

Esse exame é essencial para indivíduos que fazem o uso de anticoagulantes, tal como a aspirina. Para realizá-lo é colhido o sangue em tubo juntamente com citrato de sódio. Posteriormente a essa coleta, a amostra é centrifugada para que seja obtido o plasma do sangue. Esse teste é realizado por aparelhos automatizados que, após alguns segundos, possibilita o resultado.

Recolhimento do sangue para o exame. (Foto: Reprodução)
             Colhimento do sangue para o exame.                    (Foto: Reprodução)

Tempo

Para o exame ser considerado normal, o  tempo pode variar entre 11 à 15 segundos. Abaixo desse período, as taxas são consideradas baixas. De 16 à 29 segundos é considerado com um tempo alterado e acima de 30 segundos o teste é considerado como tempo crítico e elevado.

Especialistas dizem que quando maior o tempo for, menor serão as taxas de protrombina no sangue. Isso indica que existe uma taxa baixa de vitamina K no organismo ou deficiências no fígado ou anticoagulante circulante. Todas essas indicações podem causar sérias hemorragias no corpo que dificilmente são controladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.