Tempo de digestão da carne vermelha

Sempre ouvimos por ai que a digestão da carne vermelha é mais demorada em relação aos outros alimentos, realmente isso é verdade. Em média um filé de carne vermelha pode levar de duas à três horas para se digerido, isso deve-se principalmente a dificuldade das enzimas conseguirem quebrar as proteínas da carne.

tempo de digestão da carne vermelha
Carne vermelha
(Foto:Reprodução)

Benefícios e riscos da carne

Alguns benefícios pode vir dessa digestão demorada, por exemplo, quando nos alimentamos de carne conseguimos absorver até 35% do ferro que contém nela, enquanto nos vegetais e outros alimentos o organismo só consegue absorver 10%. A carne ainda contém outros nutrientes como zinco, fósforo, vitamina B12, vitamina B6, niacina, proteínas.

O grande vilão por trás de toda digestão demorada é a gordura, o corpo leva muito tempo para digerir alimentos gordurosos que podem causar azia e desconforto, por isso o tempo de digestão da carne vermelha também varia de acordo com o tipo. Também é preciso saber controlar as quantidades, comer carne em excesso pode provocar diversos males e está ligado a problemas cardíacos e ao surgimento do câncer.

Vegetarianos

Alguns vegetarianos que seguem a dieta de não comer carne podem passar maus bocados, mesmo que haja alimentos que ocupe o espaço da carne diariamente. Apesar da carne vermelha não ser realmente benéfica à saúde, o organismo necessita das proteínas contidas na carne  para quem quer seguir a dieta sem carne deverá usar diversos alimentos a base de soja para que o corpo não sofra com a ausência da carne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.