Tempo de crescimento do cabelo

O crescimento do cabelo se dá devido a um sistema muito complexo, onde ocorrem divisões de células na papila capilar que fica no couro cabeludo. Diariamente, os fios chegam a crescer cerca de 1/3 mm. Toda a sua estrutura passa por diversas modificações até despontar no couro cabeludo e sua composição é realizada através da queratina, do enxofre e de outros diversos componentes.

Pesquisas comprovam que o cabelo chega a crescer cerca de 1 centímetro por mês em pessoas saudáveis – mas é importante ressaltar que esse valor corresponde também ao código genético de cada pessoa. Estimasse que os fios chegam a crescer 15 centímetros em um ano.

Cabelo

Em pessoas mais idosas, esse processo se dá de uma maneira diferente e mais lenta devido a divisão celular que se torna desacelerada. Outro fator bastante importante que faz com que os fios cresçam de maneira mais demorada é o estresse, que pode chegar a causar queda de cabelo ou até mesmo uma calvície precoce.

Os fios possuem mais facilidade em crescer no verão, pois o clima acelera o processo de divisão dessas células capilares. A genética é responsável por determinar a espessura, o comprimento, a cor e a textura dos fios.

Os produtos vendidos para os tratamentos capilares não influenciam no crescimento dos fios, eles fazem apenas com que os cabelos fiquem mais macios, mais brilhosos e com efeitos alisados, cacheados ou com cores diferentes.

Dica

A melhor forma de fazer com que os fios se desenvolva com mais força e de uma maneira mais rápida é massagear o couro cabeludo durante a lavagem dos cabelos para que ocorra maior e melhor circulação sanguínea na região, fazendo assim com que a fibra do cabelo receba mais nutrientes. É importante lembrar que esse processo deve ser realizado com a ponta dos dedos e não com as unhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.