Temperatura ideal processador

Um dos grandes problemas que impedem que os processadores dos computadores operem com uma potencia muito superiores as que usamos normalmente e a temperatura, para isso existe um limite de temperatura para que todos os processadores funcionem em segurança.

Apesar do avanço do modo de resfriamento dos chips de processamento, ainda não são métodos que possibilitam uma melhora eficiente, mas e sempre bom ficar de olho na temperatura do processador, caso essa esteja muito elevada, pode ocorre travamento, lentidão, e em alguns casos mais graves, derreter o processador.

processador

Verificando o modelo do processador

A primeira coisa que devemos entender e que cada processador tem o seu fabricante e cada fabricante, apos testes e mais testes, definem uma temperatura limite de segurança para o processador para evitar que este trave ou pare de funcionar.

Para quem tem duvida sobre o limite do seu processador e recomendado que verifique no manual que acompanha o computador ou o processador, caso não tenha o manual o recomendado e que verifique no site do fabricante, e caso ainda não saiba qual o seu processador e não queira abrir o computador para verificar, basta verificar no menu do meu computador, caso esteja usando um sistema windows basta aperta as teclas de atalho “Teclado do windows + Pause Break” (a teclado do windows e aquela tecla entre Ctrl e Alt com o símbolo do windows nela) lá você encontrara informações sobre o processador e o sistema operacional.

Conferindo a temperatura

Agora existe outra necessidade de verificar a temperatura, nos sistemas operacionais mais novos do windows, existem Gadget que mostram a temperatura do processador e uso da memoria, entretanto para quem procura um programa que cumpra melhor essa função existem programas como o Everest, um programa que dará uma analise completa do computador, outros são o SpeedFan e o HWMonitor, mas existem muitos outros.

Cooler

Temperaturas aproximadas

Uma temperatura ideal para um computador comum seria a de 10º Celsius, mas como sabemos atingir essa temperatura e quase impossível. Pela média dos processadores o processador deve ficar entre 35º a 45º, se você não estiver satisfeito pode tentar trocar o cooler que acompanha o processador, mas dificilmente conseguira um resultado tão eficiente.

Para quem pensa em usar nitrogênio como forma de resfriar e melhor pensar duas vezes, em computadores pessoais ele é completamente desnecessário, apenas fica atento a temperaturas superiores a 65º e procure dar uma folga ao pc caso seja necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.