Temas mais pedidos em redações

Desde o colégio, com inserção da escrita correta, com a leitura de bons livros os alunos já são preparados para enfrentar os famosos vestibulares e provas de concursos que caem redação. Normalmente, na área dos vestibulares e dos concursos os temas permanecem basicamente nos mesmos fatores de discussão de problemas ambientais, culturais, sociais e sobre a área da saúde, esses temas são abordados de forma a visualizar as informações que estão acontecendo em todo o mundo, baseando-se também nas atualidades.

No geral, existem 3 tipos de forma de se redigir uma redação, que é a dissertativa, a narrativa e a descritiva. Na maioria das provas a mais solicitada é a dissertação. Ela se divide em dois modelos, dissertação expositiva e dissertação argumentativa, onde uma expõe idéias ou pontos de vista e a outra faz com que o texto escrito convença o leitor de que a visão do escritor está correto por conter dados, estatísticas e provas verídicas.

Vestibular

O tipo de texto que mais cai nas avaliações é a o dissertativo-argumentativo, portanto, quanto mais a pessoa se instrui em leitura e informações, mais capacitada ela estará para se expressar e elaborar bem o conteúdo dado na prova.

Por fazer o diferencial na hora do resultado, é extremamente importante que o aluno pratique diariamente e pegue firme nos estudos para se sair bem na hora da redação.

Temas que já caíram em vestibulares:

* Aquecimento Global;

* Pesquisas com células-tronco;

* Combustíveis renováveis;

* O aborto;

* Dívida social;

* Sobrevivendo as crises;

* O desemprego;

Transição econômica;

* O trabalho na construção da dignidade humana;

* O desafio de conviver com a diferença;

* Preservação da floresta Amazônica;

* O indivíduo ante a ética nacional;

 * Conflito de gerações;

* Saúde pública;

* Relação entre os homens e os animais;

* Meios de transporte;

* Questões ambientais no mundo contemporâneo;

* Petróleo;

* Cinema como prática social;

* Normalidade e anormalidade.

Dicas

* Releia conteúdos de assuntos de dissertação de provas anteriores e veja se na atualidade está acontecendo algum fato sobre algum dos temas pesquisados, assim o aluno estará preparado para elaborar uma redação sobre qualquer tema com um arsenal de informações;

* Mesmo que com menas relevância, estude os outros dois tipos de redação – descritiva e narrativa -, pois mesmo a dissertação sendo a preferida dos vestibulares, nem sempre é ela que está presente nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.