Tartaruga marinha causas da extinção

Com a degradação do meio ambiente e por diversos outros fatores, vários animais vem entrando em processo de extinção de maneira muito acelerada. A tartaruga marinha está nessa condição de vida, onde pode sumir do planeta em pouco tempo.

Sua carne é muito apreciada, dita ainda como uma iguaria e isso fez com que a caça e a pesca ilegal desse animal crescesse em grande escala, fazendo com que poucos répteis dessa espécie ainda existisse. Por esse motivo, foram criados projetos de proteção as tartarugas marinhas que também dão suporte a outros animais e a preservação da natureza.

O Projeto Tamar e o IBAMA são as duas instituições que mais visam proteger e resgatar essas tartarugas, sejam elas filhotes ou com idade avançada. Esses projetos visam multiplicar essa espécie com o passar do tempo para que ela não seja extinta e não deixem de existir em seu habitat natural.

Tartaruga marinha

Esse animal se reproduz na areia e por isso é importante a conscientização de todas as pessoas para ajudar nesse processo de preservação dessas áreas. Apenas após sair dos ovos, as pequeninas tartarugas vão em direção ao mar, onde vivem durante toda a sua vida.

Os projetos além de realizar a proteção das tartarugas contra a caça ilegal e a preservação do seu habitat, ainda tem que proteger esses répteis dos seus predadores naturais na terra, sendo eles as aves, as formigas, os caranguejos e as raposas.

Existem várias espécies de tartaruga em extinção, com variadas formas, cores, tamanhos e estilos. São animais inofensivos desde que não prejudiquem seus meios de vida e seu habitat natural.

Outro motivo que levam a caça irregular das tartarugas marinhas são a utilização do seu casco para fabricar colares, brincos, anéis, armações de óculos, pentes de cabelo e diversos outros produtos. Esses itens são vendidos no mercado de todo o mundo e seu custo é bem elevado por se tratar de uma peça feita com um animal em processo de extinção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.