Tarsila do Amaral obras e nomes Quadros e Arte do Modernismo

Os movimentos artísticos e literários no Brasil sempre foram influenciados pelos modelos europeus que se debruçavam em quase todo o ocidente. Porém, o que foi produzido no país tinha uma temática e traços únicos que acabaram por trazer reconhecimento internacional em diversas obras.

Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral

Muitos pintores e poetas brasileiras acabaram se destacando em suas áreas e influenciando outros artistas de fora com suas particularidades. O que foi produzido durante cada era artística ficou no imaginário do povo e até hoje são estudados e apreciados.

Sem dúvida, um dos maiores movimentos foi o modernista, que chegava ao Brasil reconhecendo e exuberando suas riquezas naturais, as espécies e exotismo a traços novos, retos ou curvilíneos, cores vibrantes e um pouco de abstração. O movimento modernista abalou em vários sentidos os conceitos de arte tradicional.

Tarsila do Amaral

Um dos ícones desse famoso movimento foi sem dúvida a pintora Tarsila de Amaral, filha de poderoso e rico fazendeiro paulista no ano de 1886. Viveu 87 anos e teve a vida um tanto conturbada por intensas reviravoltas.

Desde pequena, as influências francesas na própria casa de Tarsila eram evidentes, fato que consumava a cada onde aprendia o idioma com uma tutora francesa e consumia produtos importados do país europeu.

Foi educada aos moldes de fora mas suas inspirações artísticas logo voltariam-se ao Brasil depois de estudos na Espanha, Portugal e Paris, onde recebeu influências cubistas e modernistas.

Tarsila inaugura sua carreira de pintora no Brasil, ganhando grande destaque principalmente na Semana de Arte Moderna organizada em São Paulo em 1922. Seguem abaixo os quadros mais importantes da pintora:

tarsila a negra
A Negra
O Abaporu
O Abaporu
Antropofagia
Antropofagia
Operários
Operários

Em especial o quadro Operários marca uma fase da vida de Tarsila onde sensibilizada pela situação dos operários franceses em uma de suas viagens e influenciada pelos ideais socialistas durante sua visita a URSS, começou a pintar com temas relativos a questões sociais no Brasil.

Devido as influências socialistas e as obras de Tarsila, esta acabou sendo presa por alusão a regimes comunistas. Faleceu paralítica devido a uma cirurgia na coluna mal sucedida em 1973 e foi enterrado em vestido branco com por ela era desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.