Tapiocas coloridas

Comer é uma atividade rotineira para todas as pessoas, mas nem por isso deixa de ser algo completamente apaixonante, porque existe uma variedade gigantesca de ingredientes para a composição das refeições, onde cozinheiros – especializados ou não – compõem pratos com sabores maravilhosos.

Cada país possui as suas especialidades gastronômicas, assim como o Brasil, que tem como uma das suas iguarias mais famosas e populares a tapioca. Esse lanchinho é feito com a fécula extraída da mandioca e recheios completamente variados, que ficam a escolha dos degustadores.

Esse prato típico é de origem indígena e foi feito pela primeira vez em Pernambuco, por essa razão, o Norte e o Nordeste do país são considerados como as regiões onde as tapiocas são mais saborosas. Porém, isso não quer dizer que nas demais áreas ela perca suas preciosidades de degustação.

Por se tratar de um alimento pouco calórico (dependendo do recheio), repleto de nutrientes benéficos para o organismo e para a estética, milhares de pessoas estão adicionando a sua receita em seus cardápios, fazendo com que a sua presença seja regular. Ela pode servir de acompanhamento para algum alimento ou ser uma substituição de refeição.

Independente do modelo de consumo, a tapioca é considerada como um aperitivo muito saudável. Nos últimos anos, algumas modificações foram abordadas no seu modo de preparo, deixando-as com o mesmo sabor, mas com tonalidades mais atraentes e uma carga nutricional mais elevada. Confira essa novidade na receita a seguir.

Tapiocas coloridas

Tapiocas coloridas
Tapioca com suco de beterraba e cenoura.
(Créditos da foto: http://blog.elo7.com.br/)

Ingredientes

250 gramas de polvilho doce
Suco coado de 1/4 de beterraba crua batida com 200 ml de água
Suco coado de 1cenoura crua batida com 200 ml de água
Suco coado de 2 folhas de couve batidas com 200 ml de água

Modo de preparo

» 1° passo: Pegue o polvilho doce e coloque-o em um bacia;

» 2° passo: Escolha um dos sucos citados acima e umedeça a massa, como se estivesse fazendo a tapioca tradicional com água;

» 3° passo: Coloque o conteúdo na geladeira e deixe descansar por algumas horas (se desejar);

» 4° passo: Adicione um pouco de sal na massa (se desejar) e passe-a na peneira para remover todas as “bolinhas” formadas;

» 5° passo: Pegue uma frigideira antiaderente e a aqueça em fogo médio;

» 6° passo: Unte a panela com azeite ou óleo e acrescente a goma pronta, de preferencia peneirando para que não fique muito grossa ou empelotada;

» 7° passo: Deixe a massa cozinhar um pouco até que comece a soltar da frigideira;

» 8° passo: Assim que ela chegar ao ponto desejado, vire-a e repita o procedimento do outro lado;

» 9° passo: Repita o processo com o restante da goma até acabar.

Recheios

Assim que todas as massas estiverem prontas e separadas, chega o momento de rechear. Existem vários ingredientes que podem ser adicionados a essa composição, como patê de frango, patê de atum, queijo ralado, queijo e presunto, peito de frango, requeijão, carne seca, camarão, bacalhau, tomate seco e temperos, etc.

Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.