Tales de Mileto: biografia, teorias e frases

Tales de Mileto é um dos filósofos com mais destaque em toda a Antiguidade. Nascido em 625 a. C. na cidade de Mileto, Turquia; e morto aproximadamente em 547 a. C.. Esse grande pensador ainda era astrônomo e matemático, considerado um dos sete sábios na Grécia Antiga.

Mileto teve como suas principais realizações a instituição da Escola Jônica, onde findou diversos conceitos sobre a verdade, a ética, a totalidade e a política; ser a primeira pessoa a descrever como ocorre um eclipse solar; e demonstrou a todos que dois triângulos tem lados iguais quando possuem dois ângulos iguais.

A maior parte das suas reflexões eram estabelecidas pela natureza e seus elementos principais – água, fogo, terra e ar. Ele acreditava que tudo era constituído por uma substância primordial, a água. Todos os seus fundamentos foram realizados em cima dessa ideologia.

Seus principais discípulos foram Anaximandro que tinha uma crença em esferas interação de constante interação, e Anaxímenes que avistava no ar a essência primitiva. Tales não escreveu nenhuma obra sobre seus pensamentos, mas grandes nomes divulgaram sua obra, tal como Diógenes Laércio, Aristóteles e Platão.

Tales tinha uma visão ampla sobre a vida, por consequência conseguia perceber a realidade muito além do tempo que vivia. Mesmo tendo vivido aproximadamente dois milênios e meio antes de Charles Darwin, ele já afirmava o mundo teria sua evolução pela água e alguns processos naturais. Além de ter sido um bom visionista, Mileto ainda tinha direções de conhecimento em diversas áreas.

Tales de Mileto

Esse grande sábio conseguia perceber as grandes transmutações de diversas coisas, que se desenvolviam em outras com o decorrer do tempo. Para ele, tudo partia de um princípio basilar ou arché. Tales de Mileto procurava uma nova maneira de compreender o universo por vias da razão, da experiência e sem nenhum contato visionário religioso.

Principais frases

• “Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria.”

“Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.”

“A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem.”

“Toma para ti o conselho que dá aos outros.”

“Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito.”

“O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.