Tacacá no Tucupi

Muito da culinária brasileira  pode ser considerado exclusivo de nossas terras e cultura. Isso porque a grande variedade de pratos brasílicos surgiram na mistura ou no inserção total de costumes indígenas, africanos e europeus. Cada povo quando aqui fizeram moradia, trouxe consigo suas receitas e gosto culinário que logo foi compartilhado a todos.

Em especial os povos indígenas que aqui viviam – e ainda vivem – antes do encontro cabralino, muito de sua culinária, costumes, medicina, sabedoria em geral, foi absorvida pelos portugueses ou sobreviveram com os próprios indígenas na medida em que estes foram adentrando nas cidades e constituindo família com os colonos.

Tacaca no tucupi
Tacaca no tucupi

Muito mais evidente na região – embora os costumes e culinária indígena esteja presente em todas as regiões de algum modo – a culinária indígena se manteve sem muitas alterações e ainda invoca seu brilho e tradição dos povos antigos. Um exemplo dessa tradição é o famoso tacacá no caldo de tucupi, uma refeição baseada basicamente na mandioca.

O tacacá, é uma espécie de goma extraído da mandioca, camarões nativos da região e folhas de jambu, servidos numa cuité – uma espécie de cuia indígena – envolvida numa pequena cesta para que a mão não se queime. E claro, todos esses ingredientes são misturados no caldo de tucupi, que é uma espécie de caldo extraído também da mandioca.

O sabor que essa receita revela é extremamente exótico e  diferente de quase tudo que se pode comer pelo mundo. É um sabor que nos permite entrar no cotidiano das primeiras tribos e perceber como era a vida desses povos livres e complexos. A oportunidade é única e sempre vale repetir a dose para absorver melhor o sabor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.