Superbactérias: tira-dúvidas

Pesquisas recentes demonstram alertas para a sociedade global em relação a vários mecanismos da área da saúde, isso porque levantamentos específicos estão dispondo informações de possíveis manifestações das perigosas superbactérias.

Esse elemento é conhecido cientificamente por KPC – porque o seu parasita principal é a Klebsiella – e está provocando diversos questionamentos na sociedade, por causa da sua intensidade de apresentação que produz quadros degradantes em pouco tempo, podendo levar os seus enfermos à morte. Confira a seguir um tira-dúvidas sobre o assunto.

O que são as superbactérias?

As superbactérias são descritas cientificamente como bactérias altamente resistentes e propensoras às doenças patogênicas.

Quais as principais superbactérias?

Corpos estranhos
Superbactérias.
(Foto: Reprodução)

» NDM-1;
» Enterecoccus;
» Proteus;
» Psudonomas;
» Streptococcus;
» Clostridium;
» Staphylococcus aureus;
» KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase).

Como elas surgiram?

Existem poucas justificativas que evidenciam uma resposta concreta para essa pergunta, mas especialistas revelam que um dos principais motivos que promoveram o surgimento desses micro-organismos foi a manipulação indiscriminada e sem prescrição de antibióticos.

Qual é o público alvo das superbactérias?

Os pacientes que estão no CTI (Centro de Terapia Intensiva), os que estão acamados por estarem com a imunidade comprometida, os que passaram por procedimentos que podem promover possíveis quadros de infecção e/ou que fazem a manipulação de antimicrobianos são mais propensos a serem afetados pelas superbactérias que os demais.

Como as superbactérias são contraídas?

O contágio das superbactérias é realizado através do contato entre pessoas infectadas e não-infectadas. Geralmente sua promoção acontece em ambientes clínicos e hospitalares, lugares onde suas aparições foram mais constatadas nos últimos anos pelos profissionais da área da saúde e especialistas laboratoriais.

Quais são os seus sintomas?

Os sintomas variam muito porque as superbactérias podem afetar diversos órgãos do organismo, mas quase sempre os seguintes desconfortos estão presentes:

» Tosse;
» Falta de ar;
» Febre;
» Sudorese;
» Fraqueza;
» Palpitações;
» Ardor ao urinar.

O que as superbactérias podem causar?

Existem uma lista de enfermidades que são desenvolvidas pelas superbactérias, como infecções no sistema respiratório, na pele, no sistema urinário, nos intestinos, nas válvulas do coração, no sangue, pneumonia. O quadro mais grave da doença é quando acontece as infecções generalizadas, que provoca o óbito do paciente.

Quais são as formas de prevenção e combate as superbactérias?

A melhor maneira de conter a promoção dessa patologia é realizar regularmente a higienização correta do corpo, com relevância quando estiver dentro dos hospitais, lavando bem as mãos, objetos compartilhados, as roupas de cama dos leitos, os quartos, etc.

Existem chances de uma possível epidemia?

Não existe nenhuma expectativa endêmica em relação às superbactérias porque elas costumam se apresentar apenas em organismos debilitados, principalmente em indivíduos que se encontram internados em centros hospitalares ou realizam poucas medidas de higiene enquanto estão em locais como este.

Aviso!

Os dados descritos acima servem apenas para pesquisas. Para saber mais sobre o tema ou obter orientações específicas, busque ajuda médica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.